As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão totalizaram 16,938 mil toneladas em janeiro, 2% acima do exportado em janeiro de 2001 – antes da crise gerada pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” ter se instalado no país.
Os dados mostram uma forte melhora nas exportações com relação a janeiro de 2002, quando somente 8,047 mil toneladas de carne bovina foram exportadas ao Japão. Janeiro foi o segundo mês consecutivo quando estas exportações se recuperaram a níveis de antes da EEB.
As exportações de carne bovina congelada foram particularmente fortes, excedendo os níveis pré-EEB em 29%, com 7,16 mil toneladas exportadas. Já as exportações de carne bovina resfriada foram mais fracas, com volumes 12% menores do que os níveis pré-EEB, de 9,778 mil toneladas. As exportações de carnes bovinas derivadas de animais alimentados a pasto e de animais alimentados com grãos foram 8%e 14% menores do que os volumes pré-EEB, respectivamente.
A demanda japonesa por carne bovina australiana está se recuperando firmemente. Entretanto, estas exportações deverão sofrer o impacto do provável aumento que ocorrerá na tarifa de importação de carne bovina do Japão, de 38,5% para 50%, em agosto de 2003.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint