Síntese Agropecuária BM&F – 06/02/03
6 de fevereiro de 2003
Fórum pede negociação mais agressiva
10 de fevereiro de 2003

Exportações de carne bovina da Austrália ao Japão se recuperam

As exportações de carne bovina da Austrália ao Japão totalizaram 16,938 mil toneladas em janeiro, 2% acima do exportado em janeiro de 2001 – antes da crise gerada pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da “vaca louca” ter se instalado no país.

Os dados mostram uma forte melhora nas exportações com relação a janeiro de 2002, quando somente 8,047 mil toneladas de carne bovina foram exportadas ao Japão. Janeiro foi o segundo mês consecutivo quando estas exportações se recuperaram a níveis de antes da EEB.

As exportações de carne bovina congelada foram particularmente fortes, excedendo os níveis pré-EEB em 29%, com 7,16 mil toneladas exportadas. Já as exportações de carne bovina resfriada foram mais fracas, com volumes 12% menores do que os níveis pré-EEB, de 9,778 mil toneladas. As exportações de carnes bovinas derivadas de animais alimentados a pasto e de animais alimentados com grãos foram 8%e 14% menores do que os volumes pré-EEB, respectivamente.

A demanda japonesa por carne bovina australiana está se recuperando firmemente. Entretanto, estas exportações deverão sofrer o impacto do provável aumento que ocorrerá na tarifa de importação de carne bovina do Japão, de 38,5% para 50%, em agosto de 2003.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.