Novos dados sobre as exportações de carne bovina da Austrália aos Estados Unidos mostram que os processadores exportaram mais este ano, em comparação com os dados do mesmo período do ano passado, tornando ainda mais urgente a necessidade de promover uma divisão da cota norte-americana entre os exportadores de carne.
Estatísticas do Departamento Federal de Agricultura mostram que a Austrália já exportou cerca de 24% de sua cota de exportação aos EUA, até o dia 17 de abril, 21% a mais do que no mesmo período de 2001. Os processadores de carne australianos estão discutindo sobre quem vai ficar com o mercado dos EUA, e como isso será feito, enquanto os produtores estão receosos de que a cota norte-americana seja atingida muito cedo, causando uma queda dos preços da carne no mercado australiano.
O ministro da Agricultura australiano, Warren Truss, disse que a indústria precisa apresentar uma posição, mas não descartou a hipótese de que sejam tomadas medidas sobre o assunto, caso torne-se necessário. “Eu certamente não tomarei nenhuma decisão antes da reunião com os processadores. Estou estimulando os exportadores a me trazer uma posição da indústria, e irei responder positivamente a isso”.
No entanto, a oposição federal está solicitando que o ministro da Agricultura australiano tome imediatamente uma atitude, a fim de resolver este problema da cota norte-americana.
Fonte: ABC Online Home, adaptado por Equipe BeefPoint