Estoque elevado faz Frialto reduzir abates em mais de 30%
6 de abril de 2017
Federação Rural do Uruguai está confiante de que cota 481 “não vai ser perdida”
7 de abril de 2017

Exportações de carne bovina da Austrália caíram 6% em março

As exportações australianas de carne bovina em março totalizaram 90.734 toneladas – 6% abaixo do ano anterior, devido às restrições na oferta em todo o país (Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos). Entretanto, as exportações de carne bovina até março aumentaram em 21% em relação ao ano anterior.

O Japão registrou um volume mensal de exportação de carne bovina mais alto desde julho de 2013 – os embarques de março totalizaram 28.246 toneladas, o que representa um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações de animais alimentados com grãos cresceram 12% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a as de carne a pasto cresceram 24%. As previsões são de que as exportações de carne bovina se beneficiarão ainda de uma redução tarifária em 1 de abril no âmbito do Acordo de Parceria Econômica Japão Austrália (JAEPA).

As exportações para os EUA aumentaram 27% em relação ao mês anterior, totalizando 21.972 toneladas – embora com relação a um volume baixo no mês anterior. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, no entanto, as exportações foram 16% menores. A disponibilidade limitada de gado continua a ser um problema no abastecimento do mercado dos EUA, mas a retomada da produção americana também tem sido um fator influenciador. Os preços da carne bovina importada pelos EUA têm sido negociados com um prêmio superior ao do equivalente nacional, com os participantes do mercado relutantes em entrar no mercado importado a preços tão elevados.

As exportações de carne bovina para a China em março subiram 8% com relação ao ano anterior, para 10.623 toneladas. As exportações de carne de animais alimentados com grãos foram as mais altas registradas, com 2.783 toneladas, enquanto os volumes de carne a pasto totalizaram 7.840 toneladas – continuando a suportar a crescente demanda por carne a pasto de alta qualidade na China. Em médio e longo prazo, é provável que as exportações para a China se beneficiem do melhor acesso ao mercado da carne bovina refrigerada para os exportadores australianos, tendo-se limitado anteriormente a apenas um número de fornecedores elegíveis.

As restrições de fornecimento foram refletidas em alguns dos principais mercados da Austrália em março. Para a Coréia, os embarques de carne australiana caíram 25% com relação ao ano anterior, para 12.160 toneladas, enquanto as exportações para a União Europeia (UE) caíram em 29%, para 1.602 toneladas. Os volumes para a Indonésia caíram 20% em relação ao mesmo período do ano passado, para 2.718 toneladas.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.