As exportações de carne bovina e de vitelo da Australoa no mês de maio foram as maiores do que nos outros meses desse ano, mas ainda foram 14% menores do que no ano anterior, em 100.844 toneladas, de acordo com dados do Departamento de Agricultura e Recursos Hídricos. O mês de maio frequentemente representa o ponto alto da produção e exportações de carne bovina australiana, com maiores abates antes do inverno, e 2016 parece estar em uma situação similar.
Dos 10 maiores mercados de exportação da Austrália, em maio, somente dois registraram aumentos no comércio comparado com maio de 2015 – Indonésia (+269%, para 10.446 toneladas) e Filipinas (+65%, para 2.496 toneladas). O aumento no comércio com a Indonésia foi tão pronunciado que esse foi o quarto maior mercado da Austrália em maio e registrou um volume maior do que o comércio com a China pela primeira vez desde julho de 2012. Esse também foi o maior volume mensal registrado nas exportações para a Indonésia, facilmente ultrapassando as 7.537 toneladas enviadas em outubro do ano passado.
Já os Estados Unidos, que foi o maior mercado de exportação em maio, exportaram 30% a menos – 29.325 toneladas -, com a alta produção local restringindo as compras de produtos australianos. As exportações ao Japão foram 5% menores, em 23.460 toneladas. O comércio com a Coreia se manteve estável, em 14.474 toneladas. Houve uma grande queda nas exportações de carne bovina à China, que caíram em 41%, para 8.433 toneladas, à medida que a competição com o Brasil continua desafiando o produto australiano.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.