As exportações de carne bovina e de vitelo da Austrália à Coréia e ao Japão continuam em níveis muito altos, como indicado pelos dados do Departamento de Agricultura, Pescado e Silvicultura para os primeiros 23 dias de novembro.
O mês de novembro é tipicamente um período de pico de demanda no Japão e na Coréia e a ausência da carne bovina dos Estados Unidos nestes mercados está ajudando a fortalecer a demanda para o produto australiano. Até 23 de novembro, cerca de 27,5 mil toneladas de carne bovina da Austrália foram exportadas ao Japão, enquanto 6,43 mil toneladas foram exportadas à Coréia. Desta forma, as exportações ao Japão em novembro deverão ser similares às de setembro, de 35,6 mil toneladas, enquanto as exportações à Coréia deverão ser bem maiores do que as 6,39 mil toneladas exportadas no último mês.
Em contraste, as exportações aos Estados Unidos, de cerca de 25 mil toneladas (até 23 de novembro) foram bem abaixo das expectativas, dados os esforços dos exportadores australianos para preencher sua cota.
É improvável que a Austrália preencha toda sua cota de exportação de carne bovina aos EUA em 2004, que é de 378,214 mil toneladas.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint