Indicador do Boi DATAGRO – Boletim de 01-agosto-2025
4 de agosto de 2025
São Paulo busca abrir mercado japonês para carne bovina
4 de agosto de 2025

Exportações de carne bovina do MT crescem 5,7% no 1º semestre

De janeiro a junho deste ano, Mato Grosso exportou 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Os dados são Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando as vendas externas somaram 348,8 mil toneladas, o crescimento de 5,7%.

De acordo com o Imea, entre os fatores que influenciaram o desempenho, está, justamente, a ampliação dos mercados compradores, que saíram de 74 em 2024 para 77 neste ano. A China continuou sendo o principal destino do produto, com 49,5% do total: 182,7 mil toneladas no semestre. Os Estados Unidos vieram em segundo, com 26,5 mil toneladas, correspondentes a 7,2%.

Outros países também se destacaram, como Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia. “Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), em nota.

O preço da carne mato-grossense no mercado internacional também aumentou: de US$ 4,5 mil a tonelada no final do primeiro semestre de 2024 para US$ 5,1 mil neste ano. “A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, conclui Andrade.

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *