Cocho de Mineral
25 de fevereiro de 2003
Austrália abateu 25% a mais de bovinos nas primeiras seis semanas do ano
27 de fevereiro de 2003

Exportações de carne bovina dos EUA caíram 3% devido à redução do consumo no Japão

O volume de exportação de carne bovina e alimentos derivados de carne dos Estados Unidos caiu 3% em 2002. Em valor, a queda foi de 6%, de acordo com a Federação de Exportação de Carnes dos Estados Unidos (USMEF).

Este decréscimo pode ser considerado resultado de uma queda de 35% nas exportações ao Japão, o único mercado entre os seis maiores que apresentou queda. O consumo de carne bovina no Japão está se recuperando, mas a descoberta de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ em setembro de 2001 gerou queda no consumo e nas importações de carne bovina, em 2002, pelo país asiático.

Apesar disso, outros mercados equilibraram a queda das exportações norte-americanas ao Japão, de forma a fazer com que 2002 tenha sido o terceiro melhor ano de exportação de carne bovina da história dos EUA.

O México tomou o lugar do Japão, tornando-se o maior mercado de exportação de carne bovina dos EUA. As exportações ao México quebraram o recorde pelo sexto ano consecutivo. Os EUA exportaram 349,9 mil toneladas de carne bovina e produtos derivados ao México, no valor de US$ 854 milhões – 12% e 10% a mais que em 2001, em volume e em valor, respectivamente.

A Coréia do Sul foi outro mercado em crescimento para as carnes bovinas norte-americanas. Os EUA exportaram 237,982 mil toneladas de carne bovina e produtos derivados a este mercado em 2002, o que denota um aumento de 59% com relação a 2001. Em valor, as exportações à Coréia do Sul subiram 66%, para US$ 648,3 milhões.

Fonte: Agriculture.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.