Nelore Fest acontece no próximo dia 19
23 de novembro de 2004
Embargo russo não afetará exportações se cair em 20 dias
25 de novembro de 2004

Exportações de carne do Mercosul aumentam 49%

Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai registraram forte crescimento nas exportações de carne bovina neste ano, contribuindo para um aumento de 49% nas exportações totais de carne bovina dos países do Mercosul neste ano até setembro.

Os quatro países membros do bloco exportaram 1,11 milhão de toneladas de carne bovina nos primeiros nove meses de 2004, com expectativas de que este volume chegue a 1,5 milhão de toneladas até o final do ano. O Brasil foi o maior exportador, com 670 mil toneladas exportadas neste período, representando 60% das exportações totais do Mercosul, seguido pela Argentina (20%), Uruguai (16%) e Paraguai (4%).

Dos quatro países, o Uruguai é o único que tem acesso ao mercado de importação de carne bovina dos Estados Unidos. Apesar de o Uruguai ter uma cota de exportação de carne bovina aos EUA de 20 mil toneladas, mais de 100 mil toneladas de carne bovina uruguaia entraram nos EUA fora da cota em 2003-2004, pagando uma tarifa de 26,4%. A Argentina, que também tem uma cota de 20 mil toneladas no mercado dos EUA, teve suas vendas proibidas após o surgimento de focos de febre aftosa.

O principal mercado de exportação de carne bovina dos países do Mercosul foi a Rússia, representando 16% do total – principalmente suprido pelo Brasil -, seguido pelos EUA, que representaram 11% do total, suprido somente pelo Uruguai. Como a Rússia impôs uma barreira à carne bovina brasileira devido à aftosa, os dados de exportações totais do Brasil deverão desacelerar no último trimestre de 2004.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.