As importações do Vietnã de carne bovina e suína vindas da União Europeia (UE) aumentaram em 70 vezes em 2014, comparado com 2012, disseram especialistas da indústria. O aumento sem precedentes ocorreu antes do futuro Acordo de Livre Comércio UE-Vietnã, que pode aumentar ainda mais as vendas quando finalizado.
“Em 2012, o Vietnã importou 1 milhão de quilos de produtos de carne da UE e a quantidade subiu para 71 milhões de quilos em 2014”, disse um porta-voz da União de Produtores e Empregadores da Indústria de Carnes (UPEMI), na Polônia.
As exportações de carne bovina aumentaram de US$ 58,6 milhões para US$ 617,2 milhões de 2012 a 2014.
De acordo com o VIETRADE, Agência de Promoção Comercial do Vietnã, o acordo de livre comércio entre UE e Vietnã deverá ser assinado no final desse ano, podendo ampliar o comércio bilateral de todos os tipos em 10-15% nesse ano e em 20% em três a quatro anos. O acordo também poderá sustentar um acordo de livre comércio entre UE e a região da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste da Ásia) e poderia fornecer um novo impulso às negociações sobre o acordo de Parceria Trans-Pacífico (TPP), que remove as barreiras comerciais entre Vietnã e Estados Unidos, disse o VIETRADE.
O mercado de 89 milhões de pessoas do Vietnã pode ser promissor, especialmente para os exportadores de carne bovina da UE, comparado com a carne suína, porque mais suínos são criados localmente do que vacas.
Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.