Brasil será maior exportador de carne pelo segundo ano
28 de outubro de 2004
32o Remate Guatambu, Alvorada e Caty fatura R$ 682,8 mil
1 de novembro de 2004

Exportações de miúdos para Japão e Coréia têm forte demanda

Neste ano, de janeiro a setembro, as exportações de miúdos da Austrália aumentaram para 83.558 toneladas – 7% a mais do que no mesmo período do ano anterior -, de acordo com o Meat and Livestock Australia (MLA).

O MLA informou que tem havido uma forte recuperação nas exportações ao Japão, juntamente com um bom crescimento no mercado da Coréia, e no mercado da Comunidade dos Estados Independentes (antiga União Soviética), apesar de os envios à maioria dos principais mercados de miúdos estarem desacelerando.

Até setembro deste ano, os dados de exportação de miúdos revelam fortes volumes de exportação ao Japão. Os envios a este mercado cresceram 75% com relação ao mesmo período do ano anterior, para 18.022 mil toneladas, com a recuperação parcial no consumo japonês e a ausência dos principais competidores, como os Estados Unidos, contribuindo com este resultado.

O crescimento nas exportações ao mercado coreano foi de 25%, subindo para 9.119 toneladas e para a antiga União Soviética, aumento de 34%, atingindo 9.588 toneladas.

Entretanto, os maiores preços dos miúdos australianos devido à limitada oferta mundial e à elevada demanda em mercados lucrativos como Japão e Coréia levaram à diminuição dos embarques para muitos outros mercados. As exportações australianas de miúdos para China, Indonésia, Malásia e África do Sul, por exemplo, caíram 18%, 16%, 22% e 17%, respectivamente, comparado com o mesmo período do ano anterior. A capacidade dos EUA de suprir a demanda em seu mercado doméstico neste ano com preços mais competitivos também levou a um declínio nas exportações australianas de miúdos aos EUA, com queda de 55% nestas vendas neste ano até setembro.

Fonte: MeatNews.com,

Os comentários estão encerrados.