Fechamento – 12:09 – 14/11/01
14 de novembro de 2001
Possível contrabando de gado põe em risco o controle da aftosa em MT
20 de novembro de 2001

Exportações gaúchas de carne suína para a Rússia poderão ser retomadas nesta semana

O Sindicado das Indústrias de Produtos Suínos (Sips) do Rio Grande do Sul espera retomar, no início desta semana, as exportações de carne destinada à industrialização para a Rússia, suspensas desde o dia 11 de maio devido ao último surto de aftosa no Estado. Esta estimativa foi feita pelo diretor executivo da entidade, Rogério Kerber, a partir do resultado da sorologia realizada no rebanho bovino de 35 propriedades em Santa Rosa, Lageado, Encantado, Caxias do Sul, Júlio de Castilhos, Sarandi e Três Passos.

Os exames foram uma exigência do governo russo para comprovação de que não há mais atividade viral nos municípios onde estão concentrados os principais abatedouros de suínos no Estado. Segundo o secretário da Agricultura gaúcho, José Hermeto Hoffmann, os resultados dos cerca de 700 testes comprovaram a inexistência do vírus, assim como já havia ocorrido nos exames feitos em Santa Catarina.

Segundo Kerber, foi encaminhado um ofício do ministério na terça-feira à embaixada brasileira em Moscou e, pelos termos do acordo firmado em agosto entre as autoridades dos dois países, a liberação das exportações deve ocorrer imediatamente após a comprovação dos resultados negativos da sorologia.

Fonte: Valor Online (por Sérgio Bueno), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.