Um “rebanho” de aproximadamente 2.800 cabeças de gado de corte, de 19 raças diferentes e pertencente a 350 pecuaristas de todo o País, estará exposto a partir de hoje e até sábado no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A exibição faz parte da Feicorte – IV Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne e IX Exposição Nacional das Raças Bovinas de Corte.
A feira vai ocupar uma área total de 65 mil m2, dos quais 50 mil m2 de área coberta. Além dos produtores, participam 120 empresas do segmento de agronegócios, que vão desde as que fabricam brincos para o gado, passando pelas de inseminação artificial, cerca elétrica, balanças, nutrição animal, e as de carnes embaladas e nobres.
A feira atraiu também cerca de 20 prefeituras paulistas que pretendem divulgar seu potencial para a pecuária , além de representantes de 31 países interessados em importar a carne brasileira ou em vender tecnologia e produtos. “O crescimento do comércio externo da carne trouxe a São Paulo um número recorde de representantes de entidades internacionais, como as Câmaras e Consulados do Líbano, Itália, Paraguai, Uruguai, Argentina, México e Embaixadas Americanas e da Bolívia”, diz Maria Cristina Bertelli, coordenadora da Feicorte.
Só a Câmara de Comércio Árabe representará 22 países do Oriente Médio, região que nos últimos anos tem acelerado a compra de carne bovina brasileira, de acordo com Bertelli.
Raças
Participam da feira criadores das raças Angus, Beefalo, Blonde D´Aquitaine, Brahman, Brangus, Canchim, Charolês, Pardo-Suíço Corte, Braford, Limousin, Piemontês, Nelore, Nelore Mocho, Simbrasil, Senepol, Simental, Marchigiana, Santa Gertrudis e Wagyu, gado que produz carne especialmente para o mercado japonês.
A feira, promovida pela Agrocentro Empreendiemntos e Participações, funciona das 9h às 19 horas, e será aberta ao público. A expectativa é de que seja visitada por cerca de 30 mil pessoas. Empresários, pecuaristas, atacadistas, distribuidores, comerciantes, importadores, exportadores, universitários, zootecnistas, veterinários e agrônomos de todo o País são o público alvo.
Mas a feira deste ano abriu espaço também para o consumidor final através da promoção, pioneira na feira, da “Semana da Carne; “Nosso mote este ano é “Do pasto ao prato”, diz Maria Cristina. Durante a “Semana da Carne”, quem freqüentar uma das 93 casas afiliadas à Achuesp (Associação das Churrascarias do Estado de São Paulo) receberá um convite especial para visitar a feira.
“A proposta é atrair para a Feicorte quem saboreia a carne na churrascaria e mostrar para o consumidor final todo o processo de produção. Além disso, o convidado vai ter contato com o boi ao vivo” diz Maria Cristina. No local do evento, a Achuesp montou uma churrascaria modelo com degustações de carnes especiais.
Ainda voltado para o consumidor final, a Associação Brasileira e a Associação Paulista dos Criadores de Limousin montaram um espaço especial chamado “O Mundo da Carne”, para esclarecer dúvidas sobre o consumo da “proteína vermelha”, segundo o presidente da Associação Paulista, José Franklin Véras Viégas.
A Feicorte 2003 inclui ainda congressos, 15 leilões, exposições nacionais paralelas dos criadores das raças Angus, Blonde d´Aquitaine, Brangus, Canchim, Charolês, Limousin e Nelore Mocho, e vai abrigar ainda o Show da Raça Simental, e uma exposição ranqueada de Nelore e de Nelore Mocho. O Congresso Internacional Feicorte abre com uma discussão sobre o Mercosul, o qual será debatido em painel que terá a participação do Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e representantes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, que darão uma visão atual sobre o chamado “Bloco da Carne” (formado para fortificar as ações dos países da América do Sul no mercado internacional).
Uma visão do mercado internacional será transmitida por enviados especiais da França, da Alemanha, do Canadá, que abordarão em palestras questões como a da rastreabilidade, por exemplo. Haverá ainda painéis tecnológicos, enfocando temas como melhoramento genético e qualidade e valor nutricional da carne.
O BeefPoint está presente na Feicorte (clique aqui para ver mais detalhes)
Fonte: Gazeta Mercantil (por Regina Neves), adaptado por Equipe BeefPoint