Evolução das exportações de carne bovina na Argentina em 2003
24 de outubro de 2003
Campanha de vacinação começa em novembro em SP
28 de outubro de 2003

Exportações mundiais de carnes deverão aumentar em 2004

As exportações totais de carnes – bovina, suína e de aves – pelos principais fornecedores do mundo deverão atingir o recorde de 17,7 milhões de toneladas em 2004, o que denota um aumento de 5% em relação às do ano anterior. As fortes exportações do Brasil (carne bovina e de frango), do Canadá (bovina), da União Européia (UE) (de frango) e dos EUA (de frango) contribuirão para esse crescimento em 2004.

As exportações totais de carnes dos EUA em 2004 deverão atingir o volume de 4,5 milhões de toneladas, o que denota um aumento de 3% em relação ao do ano anterior. O crescimento será primariamente nas vendas de carnes de frango e peru, enquanto os ganhos nas exportações de carne bovina e suína deverão ser marginais.

Apesar do aumento da quantidade exportada, a participação dos EUA no mercado mundial em 2004 deverá ser 25% do total das exportações, fracionalmente menor que o nível de 2003, principalmente devido ao aumento da competição e às restritivas medidas de importações nos principais mercados.

As exportações de carne bovina em 2004 pelos principais exportadores deverão atingir o recorde de 6,9 milhões de toneladas, o que denota um aumento de 8% em relação ao nível de 2003.

O crescimento será visto primariamente no Brasil e no Canadá. O Brasil deverá ultrapassar a Austrália e tornar-se o maior exportador mundial de carne bovina, enquanto o Canadá deverá recuperar uma parte de seus mercados de exportação, após a crise gerada pelo surgimento de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país. Alguns produtos selecionados de carne bovina podem, agora, ser exportados aos EUA e ao México, mercados-chave para a carne bovina canadense.

Exportações mundiais de carnes em alta em 2004


Fonte: Foreign Agricultural Service/Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Ubiratan Antônio Deienno disse:

    Gostaria de saber por que a relação de exportação brasileira de carne bovina, está da seguinte maneira: Quanto mais exportamos, mais o setor achata seus lucros, ou seja , estamos aumentando as exportações e enfraquecendo o setor.