Os exportadores de carnes do Brasil esperam que, ainda hoje, o governo russo dê sua posição sobre o embargo ao produto brasileiro, iniciado em setembro e motivado por um caso de febre aftosa em Careiro do Várzea (AM).
A expectativa é que o embargo seja levantado, de acordo com fontes do setor e do próprio governo, já que o relatório da visita da missão técnica russa que veio ao país teria sido positivo.
Segundo algumas fontes do setor, a Rússia reabriria os mercados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas, São Paulo e Goiás. As compras de Santa Catarina foram retomadas em novembro.
Há rumores de que o próprio ministro da agricultura russo, Alexey Gordeyev, viria ao país anunciar a medida. No entanto, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, disse ontem desconhecer a informação.
Fonte: Valor, adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Na realidade, trata-se agora de um jogo de prestígio do lado de cá e de jogada política do lado de lá (dificil entender os slavos). Segundo me informou o ex-ministro Pratini de Morais, ligado aos exportadores de carne, os russos fazem suas importações até o final do outono, antes que o congelamento venha a dificultar os serviços portuários, o transporte, etc.
Assim, não haveria mais exportações para a Rússia durante o inverno, mesmo que o embargo seja levantado. Eles já estocaram a carne que irão consumir nos próximos tres meses.
Porque, então, tanta correria?
Saudações,