A certificação, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como evento de caráter nacional confere novo fôlego à sexta edição da Exporural, que será aberta no próximo domingo no Parque de Exposições da Bahia. O evento vai expor cerca de 6,5 mil animais ao longo de 10 dias, com geração de recursos estimados em R$ 15 milhões, entre venda de animais em leilões, comercialização de equipamentos e fechamento de novos negócios.
Participam da Exporural 2002 em torno de 520 expositores de raças bovinas, eqüinas, caprinas e ovinas, além de pequenos animais. O número é superior aos 480 expositores presentes à feira do ano passado. O evento vai apresentar 900 bovinos, 150 avestruzes, 700 eqüídeos e 1,9 mil caprinos e ovinos. Além deles, serão comercializados outros quatro mil animais, através de 21 leilões.
A programação também inclui 15 palestras, 30 cursos e vários shows. A expectativa é de que o público visitante chegue a 300 mil pessoas. A Exporural é resultado de parceria entre a Associação Bahiana dos Criadores de Cavalo (ABCC), Associação Bahiana dos Criadores (ABAC) e Secretaria e Ministério da Agricultura.
Segundo o coordenador geral do evento, Pompílio Viana Neto, 11 estados brasileiros estarão presentes. Os expositores do Nordeste participam principalmente com eqüinos, enquanto que entre os do Sul e Centro-Oeste do País prevalecem os bovinos. Uma das novidades é que a feira passa a incluir a Exposição Nacional de Simental, realizada pela primeira vez na região Nordeste. Mais de 40 criatórios da raça em todo o País estarão presentes. A Exporural também vai abrigar o 2o Simpósio Nacional da Raça Simental e três leilões de elite da raça e da Simbrasil.
O delegado regional do Mapa na Bahia, Paulo Reis, destaca que o crescimento experimentado pela exposição baiana resultou na elevação dela à condição de mostra nacional, através de publicação da portaria 343 no Diário Oficial da União, em 4 de julho deste ano. A avaliação do ministério considerou aspectos como número de raças e expositores presentes na edição 2001, além da qualidade dos animais expostos, participação de criadores de vários estados, movimentação comercial gerada e fluxo de pessoas envolvido.
O grande benefício proporcionado pela nova classificação, segundo Reis, é que a Exporural vai integrar o calendário oficial de exposições e feiras agropecuárias do Mapa. “Com isso, o evento ganha uma projeção maior, passando a funcionar como ampla vitrine de negócios e atraindo a atenção de grandes criadores e empresários de todo o Brasil”, explica.
Para o secretário estadual da agricultura, Pedro Barbosa, o sucesso da Exporural reflete o bom momento experimentado pela pecuária na Bahia. “Há hoje um grande interesse dos criadores em melhorar a qualidade do rebanho e em investir em novos caminhos como o da exportação”, afirma. A partir da obtenção do certificado internacional de zona livre de aftosa com vacinação, o Estado começa a traçar ações para viabilizar a comercialização de carne com outros países.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint