Começa na sexta-feira (07), os leilões e julgamentos da 24a Expovel, no Paraná. O evento contará com a participação de 5.500 animais, um recorde na história da feira, que está no sétimo ano com caráter internacional. No ano passado foram 4.500 animais com arrecadação total de R$ 19,8 milhões.
Além da genética animal, leilões e julgamentos, cursos e palestras, os visitantes terão oportunidade de conhecer 450 estandes da indústria, comércio e setor de serviços.
No dia de abertura serão iniciados os julgamentos de bovinos das raças simental e pardo suíço corte. No dia 8 serão analisados bovinos angus e marchigiana. Animais da raça canchim serão julgados no dia 9. Os julgamentos prosseguem no dia 13, com análise de animais nelore padrão. No dia 14 está programado julgamento de bovinos tabapuã e dia 15 do nelore mocho.
Nove leilões estão programados. No dia 8, às 20h, o Leilão Angus vende matrizes e reprodutores. Dia 9 será a vez do Leilão Só Machos (garrotes), com oferta de 800 animais, às 18h. No dia 10 serão ofertadas 700 cabeças no Leilão Só Fêmeas (novilhas), também a partir das 20h.
As vendas prosseguem no dia 13, com Leilão Nelore Padrão, 1o Leilão da Associação dos Criadores de Nelore do Oeste do Paraná e Convidados. Em pista 35 machos e 15 fêmeas, todos POs. O remate será às 20h.
Dia 14 está agendado o 2o Leilão N’Lite, com 40 lotes de gado nelore. A venda começa às 20h e será transmitida pelo Canal Rural. No penúltimo dia da feira, 15, 50 machos e 20 fêmeas POs da raça tabapuã serão vendidas no 5o Leilão Tabapuã Peso Pesado.
No último dia, 16, está programado leilão de gado geral com oferta de mil animais para cria, recria e engorda a partir das 18h.
Fonte: Folha de Londrina/PR (por Cláudia Barberato), adaptado por Equipe BeefPoint