Na quarta-feira chegou ao Parque Fernando Costa em Uberaba, Minas Gerais, uma delegação de 12 jornalistas europeus, para visitar a Expozebu 2002. Eles vieram visitar a exposição com a referência de que se trata “da maior do mundo em raças zebuínas”.
O objetivo é conhecer o zebu e o trabalho da ABCZ, promotora da feira. O zebu é o gado criado em todo o País, responsável pela manutenção no país do sistema de produção de carne e de leite a pasto, considerado um dos mais baratos do mundo.
Uma das principais rádios da Itália, a Rádio RAI, vai mostrar a seus ouvintes um pouco sobre o rebanho bovino brasileiro e o que tem sido feito para tornar a nossa carne um produto de alta qualidade. Durante todo o tempo de ontem em que permaneceu em Uberaba/ MG para conhecer a Expozebu 2002 e a Nova Índia, uma das maiores centrais de inseminação do País, o produtor italiano Vittorio Cota gravou uma série de reportagens que devem ir ao ar em seu programa diário, ouvido por dois milhões de italianos. Cota faz parte da comitiva de 12 jornalistas europeus que está no Brasil para conhecer a carne brasileira. Eles foram recebidos na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), pelo presidente José Olavo Borges Mendes, que destacou a importância da pecuária na economia do Brasil que por dois anos consecutivos registrou superávit no Produto Interno Bruto (PIB).
Em visita aos pavilhões do parque Fernando Costa, eles puderam ver o que há de melhor no rebanho bovino brasileiro, os animais zebuínos inscritos na Expozebu 2002. “Em nosso país, as raças que predominam são limousine e holandesa, bem diferentes do zebu”, conta Eva Maria Cabral, editora de um dos maiores jornais de Portugal, o Diário de Notícias. Mais do que conhecer os animais zebuínos, a iniciativa de trazer os jornalistas ao Brasil tem o objetivo de promover a carne brasileira na Europa. “Não dá só para falar que a nossa carne é de boa qualidade. É preciso mostrar como é produzida a carne natural sem que seja preciso dar ração para o boi engordar”, afirma o vice-presidente de assuntos internacionais da CNA, Gilman Viana Rodrigues. A visita a Uberaba terminou com um jantar onde o prato principal foi picanha.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ (por Renata Thomazini), adaptado por Equipe BeefPoint