Expozebu 2002
3 de maio de 2002
MS: Descaso pelo couro provoca perdas
7 de maio de 2002

Expozebu 2002: gado zebu atrai embaixadores

Embaixadores de diversos países estiveram presentes sexta-feira (03/05) à solenidade de abertura da 68a Expozebu, que acontece em Uberaba até o dia 13. Eles vieram conhecer de perto por que a carne brasileira tem ganhado o mercado internacional, principalmente nos países da Comunidade Européia e Ásia. A comitiva veio à Expozebu acompanhando o ministro Pratini de Moraes, que vem desenvolvendo uma forte campanha da carne brasileira no exterior (“Brazilian Beef”).

A presença dessas autoridades reforça todo o esforço que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem fazendo, juntamente com o governo brasileiro, de tornar o Brasil o maior exportador de carne do mundo. Atualmente estamos na terceira posição, perdendo para a Austrália e Estados Unidos. Embaixadores da China, EUA, Costa Rica mostraram interesse em firmar acordos para oficializar a exportação de carne. O evento contou ainda com a presença de embaixadores da Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia, Paraguai, Chile e Bolívia.

Uma delegação brasileira deve ir até a China negociar a compra da carne produzida no Brasil. Uma das questões a ser discutida será o problema das barreiras sanitárias. “É preciso firmar um protocolo sanitário entre os dois países para que nós possamos importar carne brasileira”, afirmou o embaixador chinês Wan Yongxiang. Ele defende uma economia mundial interligada onde os países ricos assumam suas responsabilidades com os menos favorecidos.

Sobre a possibilidade de importação da carne brasileira, Wan acredita que a aftosa atrasou o processo de comercialização entre os dois países. O maior exportador de carne para a China tem sido Hong Kong.

A Expozebu é a maior exposição da pecuária brasileira e a maior do mundo de raças zebuínas. Participam da mostra cerca de 1.830 bovinos de oito raças diferentes, em julgamentos e concursos leiteiros, além de leilões. A Expozebu deve gerar faturamento superior a R$ 50 milhões, especialmente em venda de animais.

Fonte: Jornal Correio/ Uberlândia, MG – www.jornalcorreio.com.br, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.