A raça Tabapuã, da Fazenda Água Milagrosa, é destaque em dois eventos da Expozebu 2006, em Uberaba/MG, quinta e sexta-feira próximas. Além disso, quarta-feira, dia 3 de maio, às 20 horas, um embrião de elite da raça será oferecido em leilão da Fazenda Mutema, no Loft São Geraldo, também em Uberaba.
Três novilhas (612 quilos, 564 e 600 quilos cada) representarão a fazenda Berço da Raça Tabapuã, quinta-feira, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargo, durante o 4º Leilão Revelações do Tabapuã, às 19 horas; e sexta-feira, no Centro de Eventos da ABCZ, Parque Fernando Costa, dentro do Leilão Peso Pesado Tabapuã, às 20 horas.
As duas participações na Expozebu 2006, que serão transmitidas pelo Canal do Boi, e o leilão de embrião Tabapuã, mostrado pelo Canal Terra Viva, integram o programa da Fazenda Água Milagrosa de retomar a importância da raça na pecuária brasileira, segundo seu proprietário, Fábio Zucchi Rodas.
O presidente da ABCT (Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã), Churchill Cavalcante César, criador de Tabapuã há 30 anos, afirma que a raça vem crescendo muito em vendas de sêmen. “O reprodutor Tabapuã tem um preço diferenciado entre os reprodutores finais de Zebu do Brasil. Destaca-se pela qualidade de acabamento de carcaça aos 24 meses, fato que nem todas as raças zebuínas conseguem. Tem também uma habilidade materna muito superior e os animais Tabapuã são dóceis, pontos que contribuem para sua maior expansão na pecuária brasileira”, afirmou.
A Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã/SP, comprada por Fábio Rodas da família Ortenblad no ano passado, trabalha com rigoroso nível de pressão de seleção, usando 1.200 matrizes P.Os. (Puras de Origem) e 200 embriões/ano, obtidos de 18 notáveis doadoras, segundo o zootecnista Paulo Henrique Julião de Camargo. “Temos, portanto, um resultado de qualidade diferente dos alcançados em rebanhos de menor porte”, explica.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Água Milagrosa