Veterinários: a excelência do MAPA
9 de novembro de 2005
Paraná espera o fim das restrições à carne
11 de novembro de 2005

Extra venderá carne de nelore com rubia gallega

O hipermercado Extra, em parceria com a GMG – Genética Galega, irá distribuir em suas lojas, a carne resultante do cruzamento do gado nelore e rubia gallega – pura de origem da Espanha, região da Galícia. A escolha por esse tipo de cruzamento tem como base um estudo realizado com consumidores da rede de hipermercados, em conjunto com uma análise da operação dos seus açougues. A expectativa é que o programa responda por 30% de todo faturamento da seção de carnes do hipermercado.

A partir dos levantamentos feitos pelo hipermercado, foi definido o padrão de qualidade e de produto que mais agrada ao paladar do consumidor brasileiro: carne tenra e com baixa quantidade de gordura. Para a produção, isso significa abate de animais mais jovens e mais rendimento de carcaça. Com o objetivo de entregar esse padrão de produto, o Extra lançou o programa de produção de carne de qualidade e, desde 2003, trabalha nesse novo modelo, que só agora chega à fase de produção.

A rede está cadastrando pecuaristas que possam participar do programa que tem, como novo modelo, um sistema de produção de carne baseado em critérios de qualidade, produtividade e sustentabilidade. “Não iremos substituir a variedade já existente, iremos adicionar mais uma opção de produto ao nosso consumidor”, informou o gestor de categoria de perecíveis da rede Extra, Vagner Giomo. O cronograma prevê que a carne proveniente desse programa chegue às gôndolas hipermercado no final de 2006. A maior parte da produção começará ser comercializada pela rede a partir de 2007. Serão abatidos cerca de 80 mil animais por ano.

Fonte: Diário do Comércio/MG (por Flávia Gianini), adaptado por Equipe BeefPoint

2 Comments

  1. Maurício Lopes Rosado disse:

    Vi, em uma fazenda de Goiás, os resultados dos nascimentos desta raça Rubia Gallega com novilhas Nelore. Na Fazenda, deu uma alta incidência de parto distorcido.

    Pergunto: como resolver este problema, já que, o peso ao nascer dos machos fica ao redor de 50 Kg e das fêmeas 45 Kg?

    Será que o Grupo Extra já fez um estudo neste sentido antes de recomendar o cruzamento com novilhas nelores?

    Atenciosamente,

    Maurício Rosado

  2. Sérgio Freire disse:

    Carne excelente, mas difícil de encontrar
    Aqui em Brasília .