A carne de fêmeas F1 Limousin é uma nova opção para a indústria frigorífica brasileira e têm sido utilizada como a principal fonte de matéria-prima do programa Teen Beef. Atualmente, cerca de 60% dos 8.000 animais confinados no Complexo Industrial do Grupo Campboi, em Guapiaçu/SP – empresa idealizadora do projeto – são produtos F1 Limousin x zebu.
“A F1 Limousin é um animal com alto rendimento de carcaça, excelente ganho de peso, que apresenta carne de fibra fina e com gordura no ponto desejável, ou seja, uma carne de alta qualidade e acabamento. Em comparação com outras raças, é a que tem apresentado mais vantagens para o nosso programa” afirma César Furlan Pereira, diretor-presidente do Grupo Campboi.
Recém-lançado no final do ano passado, o projeto Teen Beef utiliza apenas fêmeas meio sangue taurino x zebuíno, com 13 meses de idade e peso mínimo de 180 kg. Considerado um dos melhores programas de controle de qualidade de carne do país, seu produto é o único do mercado brasileiro que é qualificado pelo Fundepec, Inmetro e pela certificadora internacional DNV. Há cinco meses é fornecido para sete pontos de vendas em São Paulo (Hipermercado D’Avó) e um ponto de venda em Campinas (Casa de Carnes Amoreiras).
Para o criador Luiz Marcos Stockler, da Fazenda Morro Verde, de Santo Antonio de Posse/SP, a utilização de fêmeas F1 Limousin em programas como o Teen Beef é uma grande opção para o pecuarista. “Além de ser uma garantia, é também uma alternativa de lucratividade para o criador que produz fêmeas F1 Limousin”, diz.
Wilson Brochmann, sócio-proprietário da Agropecuária Maragogipe, de Camaquã/MS, concorda com Stockler e ressalta outras vantagens para o criador. “Eu acho o programa Teen Beef fantástico. Se analisarmos que as fêmeas são abatidas com 12 ou 13 meses, antecipando a receita financeira para o criador, e ao mesmo tempo, reduzindo em um ano os custos de manutenção dos animais na propriedade, este projeto é inovador e muito interessante. Na minha opinião, outro fator relevante é o ganho que o pecuarista terá com a possibilidade de uso das pastagens para outros fins”, ressalta. E complementa. “Com a minha experiência, nunca vi uma carne que apresentasse tanta suculência e maciez como esta do Teen Beef” afirma Brochmann.
A qualidade da carne das fêmeas F1 Limousin também impressiona os profissionais que são responsáveis pela seleção criteriosa do produto. “É uma carne com bastante maciez, suculência e cobertura de gordura no ponto ideal, além de apresentar uma força de cisalhamento extremamente baixa. Quanto ao marmoreio, apresenta-se uniforme desde a ponta do peito até o coxão duro”, avalia Moisés Mozart, supervisor de controle de qualidade do Grupo Campboi.
Para Fábio Furlan Pereira, gerente de controle de qualidade do Grupo Campboi, o rendimento de carne das fêmeas F1 Limousin é uma característica marcante. “A F1 Limousin é um animal que preenche muito bem os requisitos de rendimento e desossa, apresentando uma grande quantidade de carne de alta qualidade. Além disso, as F1 Limousin se destacam das outras raças por apresentarem a composição de gordura que desejamos”, afirma Fábio Furlan.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Limousin