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Fabricantes de carne à base de plantas baixam preços

As fabricantes de proteínas alternativas baseadas em plantas estão reduzindo o preço de seus produtos para competirem com gigantes da indústria de alimentos.

A Impossible Foods informou hoje que reduziu o preço de seus produtos em 15% no atacado. Grandes empresas de alimentos – incluindo Nestlé, Smithfield Foods, Cargill e a distribuidora de alimentos Sysco – recentemente estabeleceram planos para introduzir seus próprios produtos à base de plantas mais baratos que os cobrados por startups como a Impossible, que ajudaram a popularizar as alternativas às carnes.

A Impossible e sua rival Beyond Meat estão brigando com as gigantes da indústria de alimentos para conquistar o mercado de carne alternativa à base de plantas, que está crescendo mais rápido que o de carne tradicional.

Usando novas técnicas de engenharia e produção, as empresas podem transformar fibras e proteínas vegetais em hambúrgueres que têm sabor e sangram como carne moída tradicional. Os restaurantes estão adicionando rapidamente esses produtos aos seus cardápios.

“Estamos sendo procurados por todos”, disse Paul Griffin, chefe de pesquisa culinária da BurgerFi International, uma rede da Flórida que vende o hambúrguer da Beyond. Ele disse que a Sysco ofereceu recentemente ao BurgerFi um hambúrguer concorrente à base de plantas que custa cerca de 5 centavos de dólares a menos que o produto Beyond, mas que ele não tem planos de mudar.

A Starbucks e a divisão KFC da Yum Brands adicionaram produtos à base vegetais a seus cardápios este ano. O McDonald’s, em janeiro, ampliou um teste no Canadá de um sanduíche feito com um hambúrguer Beyond. O Burger King e o White Castle colocaram os hambúrgueres à base de plantas da Impossible à venda nos EUA.

Impossible e Beyond dizem que usam menos grãos, água e energia para fazer hambúrgueres a partir de proteína de soja e ervilha do que empresas de alimentos abatem e transportam animais. Mas os produtos são mais caros e elas dizem que estão trabalhando para tornarem suas fábricas e processos mais competitivos. Um preço mais baixo tornará seus produtos mais atraentes para os clientes.

“Muitas pessoas não vão experimentar, a menos que o custo seja competitivo”, disse Dennis Woodside, presidente da Impossible, sediada em Redwood City, Califórnia.

A Impossible disse que seu corte de 15% no preço reduziria o valor cobrado pelas vendas diretas de sua carne à base de plantas para entre US$ 7,90 a US$ 8,50 por libra-peso.

Até agora, a Beyond resistiu a dar desconto em seus hambúrgueres, mas a empresa aspira concorrer com a carne tradicional até 2024. A Beyond relatou uma perda trimestral de US$ 452 milhões na semana passada, embora as vendas mais que tenham triplicado.

Fonte: Valor Econômico.

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