Uma ferramenta que pode ser utilizada em uma fazenda como início de um processo de estruturação é o estudo de cenários.
O que é um estudo de cenários? É conseguir transformar em números as variáveis que serão consideradas no estudo, como momento de compra, produção de capim, estação de chuva, disponibilidade financeira.
Todas essas questões que vão ser levadas em consideração no estudo de cenários precisam ser colocadas de uma forma que se consiga montar um sistema que simule resultados dependendo dos números inseridos nesse sistema.
Temos que ter em mente que onde faltam números, sobra discussão!
A gente fica, muitas vezes, falando “eu acho isso, eu penso aquilo”. No entanto, torna-se cada vez mais necessário na pecuária colocar número nas coisas para que a gente consiga trabalhar em cima desses números.
A partir do momento que consigo ter em mãos quais são as variáveis que vou trabalhar, preciso saber se tenho essas variáveis levantadas na fazenda e as que eu não tenho e que preciso aprofundar mais, como vou estimar algumas delas.
Algumas coisas estarão em mãos e podem ser facilmente acessadas. Outras são planejadas, mas podem mudar.
Por exemplo, normalmente começa a chover em meados de outubro e já posso começar a comprar os meus bezerros no final de setembro, porque quase todo ano, dia 15 de outubro está chovendo, mas pode chover só em dezembro esse ano. Então, tem algumas coisas que mudam o planejamento.
Porém, o planejamento precisa ser feito para pensar de uma forma mais estruturada e de uma forma mais organizada.
Esse conteúdo é derivado da aula mensal da Universidade BeefPoint.
Inscreva-se: http://beefpoint.com.br/ubeef1
Siga o BeefPoint no Instagram: @beefpoint.