Toma posse amanhã (29/11) a nova diretoria da Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais – tendo à frente o engenheiro agrônomo e pecuarista Roberto Simões, novo presidente da entidade, que substituiu Gilman Viana Rodrigues, há 15 anos à frente da Faemg. O apoio à nova diretoria – que continua a linha de trabalho anterior – foi maciça: do total de 274 votos, 266 foram a favor, sete brancos e um nulo.
“Nosso principal objetivo é revitalizar o sistema sindical, que está defasado e precisa atender melhor o produtor rural frente à nova realidade”, diz Simões. Segundo ele, hoje há uma nova conjuntura em que participam leis ambientais mais rígidas, maior demanda de qualidade por parte dos consumidores e maiores preocupações em relação à previdência e legislação trabalhista. Para ele, a entidade precisa dar suporte nessas áreas.
Para se aproximar mais dos sindicatos e compreender de forma mais abrangente as necessidades dos produtores, a Faemg está realizando o programa Novos Rumos, em que quatro turmas, em dois dias de trabalho, com a participação de dirigentes de sindicatos, assistem palestras e discutem a respeito da situação. “O objetivo é, a partir daí, construir uma linha de ação”, informa Simões.
O presidente da Faemg coloca que, entre as prováveis ações, estarão o treinamento e a produção de material técnico para que os produtores possam atingir as atuais demandas.
“Não vamos, por outro lado, descuidar da defesa do setor e dos problemas e ameaças que sempre rondam o setor”, alerta ele, dando o exemplo da questão fundiária.
Fonte: Equipe BeefPoint