Parcerias pecuárias – II
5 de dezembro de 2002
Missão dos EUA faz segunda visita ao Brasil
9 de dezembro de 2002

Fajardo: um fenômeno com 285 mil doses de sêmen produzidas, 150 mil filhos e apenas 10 anos de idade

A pecuária de corte do Brasil está em festa. Fajardo da GB, o touro nelore maior produtor de sêmen da história da pecuária brasileira – mais de 285 mil doses – completou 10 anos de idade essa semana. Festa também para seus mais de 150 mil filhos (machos e fêmeas), espalhados pelas fazendas em todo o território nacional e países vizinhos.

Em coleta na Lagoa da Serra, Sertãozinho (SP) – maior empresa de inseminação artificial do País com vendas anuais de 1,6 milhão de doses -, desde 1999, Fajardo está no auge de sua forma: pesa 1.250 kg e coleta cerca de 3 mil doses de sêmen por mês. Ao final do ano, sua produção de sêmen se aproximará das 300 mil doses, distanciando-se do resultado do touro Gim de Garça, que vendeu 250 mil doses e liderou o ranking nacional durante vários anos. “Fajardo é o mais importante reprodutor vivo da pecuária brasileira. Se continuar nesse ritmo, chega, com certeza, a 600 mil doses comercializadas com mais de 300 mil filhos”, afirma Lúcio Cornachini, gerente de vendas da Lagoa da Serra.

Não basta apenas ao touro produzir grande quantidade de sêmen. Ele tem de ser desejado pelos criadores. E Fajardo o é. Os pecuaristas brasileiros disputam as crias desse reprodutor excepcional porque sabem que estão diante de produtos diferenciados”, explica Maurício Lima, gerente de Marketing da central.

“Fajardo possui excelente performance em avaliações de desempenho produtivo e reprodutivo, sendo positivo em todos os sumários da raça nelore. É, também, um dos reprodutores da raça com o maior número de filhos avaliados em todos os tempos. Não é por acaso que seus descendentes conseguem resultados expressivos em pistas de julgamento, como o que aconteceu esse ano com a fêmea Cripta de Raízes, Grande Campeã da raça Nelore na ExpoZebu, a mais importante e disputada exposição da pecuária nacional”, afirma Ricardo Abreu, supervisor de Pecuária de Corte/Zebu.

Aos 10 anos de idade, Fajardo ganha status do touro que mais produziu e comercializou sêmen em todos os tempos no Brasil. É uma verdadeira lenda para a raça nelore”, complementa Lúcio Cornachini.

Fajardo da GB construiu uma trajetória vitoriosa em venda de sêmen, em filhos espalhados pelo País e nas mais disputadas pistas de julgamento. Entre outros títulos, o reprodutor foi Grande Campeão da Expoinel, em 1994; Melhor Macho Jovem (medalha de Ouro) no ranking da Associação dos Criadores de Nelore Brasil (ACNB) em 1993/1994, Bicampeão Melhor Reprodutor Nelore ACNB 97/98, 98/99 e Recordista Mundial de Peso ao atingir 1.000 quilos aos 27 meses. “São títulos e números que impressionam e fazem desse touro um verdadeiro campeão de fertilidade”, assinala Ricardo Abreu. Fajardo da GB é de propriedade da Agropecuária J. Galera (Votuporanga, SP).

Fonte: Texto Assessoria de Comunicação (por Paulo Tunin e Altair Albuquerque)

Os comentários estão encerrados.