JBS descarta joint venture na China, diz Joesley Batista
29 de novembro de 2011
Dólar pode chegar a R$ 2,40 com fuga de capitais, diz SLJ
29 de novembro de 2011

FAO: 25% do solo do planeta estão degradados

O aumento da degradação, aliado à baixa disponibilidade de terras, impõe um "profundo desafio" para um mundo com necessidades cada vez maiores de alimentação, advertiu a entidade, sediada em Roma.

Um quarto das terras agrícolas do mundo está “altamente degradado” devido à agricultura intensiva, segundo relatório da FAO, o braço para Agricultura e Alimentos das Nações Unidas. Isso significa pior qualidade do solo, menos recursos hídricos e mais erosão.

O aumento da degradação, aliado à baixa disponibilidade de terras, impõe um “profundo desafio” para um mundo com necessidades cada vez maiores de alimentação, advertiu a entidade, sediada em Roma.

A produção agrícola triplicou entre 1960 e 2006. Mas a desaceleração na produtividade no campo está agora entre os principais “sinais de advertência” para a segurança alimentar. “Em muitos países, as conquistas na agricultura têm sido associadas a práticas de gestão que prejudicaram a terra e o sistema de água tão precioso às lavouras”, disse a FAO.

Os países desenvolvidos usam em média 0,37 hectare para áreas agrícolas per capita, comparado aos 0,23 hectare em nações em desenvolvimento e ao 0,17 hectare em países pobres.

Fonte: jornal Valor Econômico, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Louis Pascal de Geer disse:

    Quando o FAO vai se libertar de ser quase somente um instituto de estaticticas e previsões e vai a campo indicando como melhorar a produtividade das terras degradadas?

    O Brasil tem muitas respostas para a agropecuaria tropical e subtropical e nesta faixa se encontram as problemas mas tambem as soluções.

    Com um brasileiro na frente esperamos atitudes criativos usando todo o conhecimento que ja temos.