Mercados Futuros – 14/04/08
14 de abril de 2008
Evolução das exportações brasileiras de carne bovina in natura
16 de abril de 2008

FAO defende ação conjunta para garantir sanidade

A prevenção e a erradicação de doenças como a gripe aviária, a febre aftosa, a peste suína clássica, a encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca) e a miíase (bicheira) na América Latina e Caribe foram temas do painel 'Enfermidades Transfronteiriças', da 30ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe.o representante da FAO, Tito Diaz, os países devem trabalhar de forma coordenada e articulada na prevenção e erradicação das doenças. Diaz ressaltou ainda a necessidade de cooperação técnico-científico das agências internacionais de saúde animal.

A prevenção e a erradicação de doenças como a gripe aviária, a febre aftosa, a peste suína clássica, a encefalopatia espongiforme bovina (doença da vaca louca) e a miíase (bicheira) na América Latina e Caribe foram temas do painel ‘Enfermidades Transfronteiriças’, da 30ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe. O encontro começou na segunda-feira (14) e terminará na sexta-feira (18), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Segundo o representante da FAO, Tito Diaz, a América Latina e o Caribe são as regiões do mundo que mais produzem carne de bovinos, aves e ovos e a terceira em produção de carne suína. Nos últimos dois anos, a produção de carne na América Latina cresceu a uma taxa anual muito superior à média mundial de 2,1%.

Esse crescimento tem sido acompanhado por um acesso maior dos produtos pecuários da América Latina ao mercado global, ao mesmo tempo em que se intensificaram as exigências dos mercados internacionais em termos sanitários e de qualidade dos produtos pecuários. O que torna indispensável e urgente fortalecer os sistemas nacionais de saúde animal.

Segundo o palestrante da FAO, os países devem trabalhar de forma coordenada e articulada na prevenção e erradicação das doenças. Diaz ressaltou ainda a necessidade de cooperação técnico-científico das agências internacionais de saúde animal.

As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.