A FAO informou ainda que o Índice de Preços de Carnes permaneceu estável, somando 174 pontos no mês passado. A queda dos preços nos Estados Unidos foi contrabalançada pela valorização na Europa e no Brasil.
Os preços internacionais dos alimentos caíram 1% em outubro ante setembro devido à redução dos valores dos cereais e óleos, informou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nesta quinta-feira (08). Em setembro, os preços haviam tido avanço de 1,4% na comparação com o mês anterior.
No acumulado em 12 meses, os preços dos cereais registram alta de 12%, mas ainda estão 15 pontos (5,4%) abaixo do pico de 274 pontos alcançado em abril de 2008. Conforme a FAO, a diminuição dos preços do trigo se deve à redução da atividade comercial, enquanto que os valores de milho recuaram porque a demanda da pecuária e de setores industriais desacelerou.
A FAO informou que o Índice de Preços de Carnes permaneceu estável, somando 174 pontos no mês passado. A queda dos preços nos Estados Unidos foi contrabalançada pela valorização na Europa e no Brasil. Os valores dos laticínios e do açúcar cresceram 3% e 1,6% em outubro ante setembro, respectivamente.
“O Índice dos Preços dos Alimentos ficou em média em 213 pontos em outubro de 2012, queda de 2 pontos (1%) em relação a setembro”, destacou a FAO, em relatório mensal. De acordo com indicador, que mede a variação mensal dos valores de uma cesta de commodities alimentícias, os preços dos alimentos no acumulado dos dez primeiros meses do ano ficaram em média 8% abaixo do que o registrado em igual período de 2011.
Fonte: FAO, Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.