O 15o Leilão Agropecuária Quirí abre hoje o circuito de bovinos rústicos da Farm Show 2004, em Dom Pedrito (RS). A partir das 16h serão ofertados 40 touros Angus avaliados pelo Promebo, 60% com dupla tatuagem. O Remate Agropecuária Pozzebon, às 18h, traz 20 reprodutores Charolês. Até sábado, 670 animais a campo passarão pela pista do Parque do Sindicato Rural em cinco pregões. A exposição termina no domingo com remate de eqüinos.
Apesar do atual momento na pecuária gaúcha, com o preço baixo do boi gordo, a expectativa é de pelo menos repetir o faturamento de R$ 1,2 milhão de 2003. Os organizadores apostam na sólida qualidade genética e na padronização do gado para garantir liquidez.
A praça destaca-se pela maior concentração de venda de rústicos. A estratégia para alcançar o objetivo inclui adequação da oferta e opções de crédito. Os animais também entrarão em pista sem valor básico, adianta o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Arthur Lopes Villamil de Castro.
Há financiamento direto com as cabanhas em até 14 vezes e recursos do Banco do Brasil e do Banrisul, com juros de 8,75% ao ano. Amanhã, acontecem o 3o Leilão Raça Angus Santa Thereza e Parceiros, com 80 touros e 45 ventres Angus, além de animais dos outros participantes, e o 2o leilão da Wolf Genética, com 40 touros Hereford.
Os remates de bovinos encerram-se sábado com um dos mais tradicionais leilões do RS, o Remate Guatambu, Alvorada e Caty em sua 32a edição. A oferta será de 200 touros e 70 ventres Polled Hereford, Braford e Nelore avaliados pelo programa Conexão Delta G.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint