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Fast Food de nova geração ameaça trono de hambúrguer

O principal produto das redes de fast food, o hambúrguer, vive uma crise de identidade. Enquanto nos EUA as cadeias de fast food de nova geração como Chipotle ou Shake Shack adotaram a imagem de fast casual por sua inspiração gourmet e propostas mais saudáveis e se apresentam como uma ameaça ao todo-poderoso McDonald’s, na Espanha, os restaurantes especializados estão cada vez mais se tornando um prato de alta cozinha.

Nos EUA, onde o mercado de fast food é dominado pelo hambúrguer com 32,7% do valor, outras fórmulas como cafeterias-padarias, estabelecimentos de lanches ou comida mexicana crescem bem acima das hamburguerias, que em 2014 cresceu em 1,3% em vendas e 0,5% em número de estabelecimentos, segundo o Nation’s Restaurant New’s.

“O Shake Shack é uma cadeia de hambúrgueres que é um híbrido entre fast food – pelo serviço – e restaurante – pela qualidade do produto”. Porém, apesar de ser uma cadeia, cada restaurante tem uma personalidade própria. Já a Chipotle aposta em produtos orgânicos e promove uma dieta saudável.

Por sua vez, o McDonald’s teve queda de 3,3% nas vendas globais no terceiro trimestre. Enquanto na Europa o faturamento da rede caiu em 1,4%, nos EUA a queda foi similar ao global do grupo.

“Os clientes demandam serviço mais rápido, ingredientes mais frescos, personalização e novos sabores”, afirmou a analista do Bloomberg, Jennifer Bartashus.

Para adaptar-se às demandas do novo consumidor, o McDonald’s lançará nos próximos meses sua estratégia “experience of the future”, “um novo modelo de restaurantes que eleva o nível do menu e a experiência do cliente que melhorará a imagem. Estamos em uma mudança de paradigma. A crise está sendo um catalizador que está impulsionando a inovação em todas as facetas”, disse o vice-presidente de marketing e comunicação do McDonald’s Espanha, Alexandre Simon, referindo-se ao mercado espanhol.

Fonte: www.lavanguardia.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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