A indústria veterinária brasileira fechará 2006 com faturamento estimado em R$ 2,4 bilhões, subindo 7% em relação a 2005, quando a receita foi de R$ 2,2 bilhões. As exportações e o sucesso das campanhas de vacinação estão entre os fatores que impulsionaram esse resultado.
A indústria veterinária brasileira fechará 2006 com faturamento estimado em R$ 2,4 bilhões, subindo 7% em relação a 2005, quando a receita foi de R$ 2,2 bilhões. As exportações e o sucesso das campanhas de vacinação estão entre os fatores que impulsionaram esse resultado.
“O desempenho da indústria veterinária resulta de conscientização gradual dos criadores, cada vez mais conscientes da necessidade dos investimentos em sanidade para melhorar a produtividade e reduzir os riscos de enfermidades. Outro fator a ser considerado é a modernização do parque industrial veterinário brasileiro, atualmente entre os mais avançados do mundo, capaz de atender não só às demandas sanitárias do Brasil como também de outros países”, analisou o presidente do Sindan, Emilio Salani.
Os produtos veterinários destinados à bovinocultura foram responsáveis por cerca de 57% das vendas do setor, ou R$ 1,3 bilhão, ante R$ 1,2 bilhão no ano passado. O segmento de produtos para saúde animal da avicultura permanece como o segundo maior, com participação de 17% ou R$ 408 milhões. Em seguida, vem o segmento de produtos para animais de companhia, com 11,2% do faturamento total, o equivalente a R$ 268 milhões.
O crescimento nas vendas de produtos para suínos foi uma das surpresas positivas em 2006. As vendas do segmento passaram de R$ 181 milhões (2005) para R$ 220 milhões, representando agora 9,2% do movimento da indústria veterinária, contra 8,2% no ano anterior.
As informações são da assessoria de imprensa do Sindan.