O “Programa Touros do Futuro com Genética Certificada” é um projeto de longo alcance, promovido pela ABCZ, ABS/Pecplan, FAZU/FUNDAGRI e EMBRAPA. Como o folheto de divulgação deste “Programa” explica, a intenção é avaliar um grande contingente de reprodutores jovens e ir afunilando este processo de avaliação, de forma rigorosa: 1ª etapa (que foi realizada nas próprias fazendas, pelos técnicos do “Programa”) = 30.000 animais è 2ªetapa = 300 animais è 3ª etapa = 150 animais è 4ª e última etapa = no máximo 20 animais. Todos fatores importantes para obter-se um reprodutor de ELITE, são considerados e mensurados: ganho de peso em confinamento e a campo; características raciais impecáveis; qualidade da carcaça (via ultra-sonografia); características reprodutivas; e qualidade da progênie destes reprodutores. Este “Programa” deverá levar mais de 5 anos, até que se chegue aos resultados finais. Os dados que divulgamos abaixo são os da entrada na 4ª etapa, ou seja, quando dos 30.000 iniciais, sobraram apenas 11 garrotes: 7 Nelore padrão, 2 Nelore Mocho e 2 Tabapuã.
Os resultados obtidos pela Água Milagrosa são impressionantes tanto em conjunto, quanto individualmente:
Em conjunto: dos 18 tourinhos iniciais, pertencentes a 6 criadores – da 1ª para 2ªetapa do Programa – 66,67% dos animais tinham touros da Água Milagrosa em sua linha alta. Da 2ª para a 3ª etapa do Programa, agora com 9 tourinhos de 5 criadores diferentes, a Água Milagrosa continuava a contribuir com 66,67% da linha alta. E, finalmente, da 3ª para a 4ª etapa, restaram 2 tourinhos de 2 criadores diferentes, e a participação genética da Água Milagrosa subiu para 100% !!!
Individualmente: o garrote Biógrafo de Tabapuã TABA R-4409, de propriedade e criação da Água Milagrosa não foi apenas o reprodutor melhor classificado, entre todas as raças participantes.
Biógrafo de Tabapuã venceu sozinho qualquer um dos outros 10 animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã também aprovados para a 4ª etapa, conforme tabela abaixo:
Água milagrosa: machos do Projeto TAB-57 desmamam com 290 kg
Animais fruto de cruzamento industrial de matrizes da raça Tabapuã com touros Aberdeen Angus e Blonde d’Aquitaine tiveram média de peso de desmama de 290,79 kg (machos) e 280,47 kg (fêmeas). Para a alimentação do rebanho, foi fornecido apenas água, pasto e suplemento mineral.
Os dados de pesagem da desmama, ocorrida em 15/05/2002, acabam de ser divulgados pela Bellman Nutrição Animal – empresa especializada em tecnologia de nutrição e patrocinadora do Projeto TAB-57. Estes dados foram auditados pela FAZU (FACULDADE DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DE UBERABA) e calculados pela ABCZ (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU).
O TAB-57 é um projeto de performance em gado de corte, cuja primeira etapa ocorre entre 01/11/2000 e 15/06/2003. O trabalho é promovido pelas Fazendas Água Milagrosa (Tabapuã/SP) e Córrego da Santa Cecília (Uchôa/SP), com a colaboração da Fazenda Bethânia (Santa Fé do Sul/SP).
O TAB-57 tem como proposta apresentar dados consistentes de cruzamento industrial, avaliação de raças, ganho de peso, avaliação de carcaça, custos de produção por arroba e por área ocupada. A Bellman (São José do Rio Preto/SP) responde pela suplementação dos animais durante todo o projeto.
Fonte: Fazenda Água Milagrosa e Assessoria de Imprensa da Bellman Nutrição Animal, adaptado por Equipe BeefPoint