Leilões da Expoagro já renderam negócios de R$ 3,3 milhões no MT
18 de julho de 2002
4º Leilão CV terá 180 Nelores Mochos do PMGRN
18 de julho de 2002

Fazenda Água Milagrosa no 1º Programa “Touros do futuro”

O “Programa Touros do Futuro com Genética Certificada” é um projeto de longo alcance, promovido pela ABCZ, ABS/Pecplan, FAZU/FUNDAGRI e EMBRAPA. Como o folheto de divulgação deste “Programa” explica, a intenção é avaliar um grande contingente de reprodutores jovens e ir afunilando este processo de avaliação, de forma rigorosa: 1ª etapa (que foi realizada nas próprias fazendas, pelos técnicos do “Programa”) = 30.000 animais è 2ªetapa = 300 animais è 3ª etapa = 150 animais è 4ª e última etapa = no máximo 20 animais. Todos fatores importantes para obter-se um reprodutor de ELITE, são considerados e mensurados: ganho de peso em confinamento e a campo; características raciais impecáveis; qualidade da carcaça (via ultra-sonografia); características reprodutivas; e qualidade da progênie destes reprodutores. Este “Programa” deverá levar mais de 5 anos, até que se chegue aos resultados finais. Os dados que divulgamos abaixo são os da entrada na 4ª etapa, ou seja, quando dos 30.000 iniciais, sobraram apenas 11 garrotes: 7 Nelore padrão, 2 Nelore Mocho e 2 Tabapuã.

Os resultados obtidos pela Água Milagrosa são impressionantes tanto em conjunto, quanto individualmente:

Em conjunto: dos 18 tourinhos iniciais, pertencentes a 6 criadores – da 1ª para 2ªetapa do Programa – 66,67% dos animais tinham touros da Água Milagrosa em sua linha alta. Da 2ª para a 3ª etapa do Programa, agora com 9 tourinhos de 5 criadores diferentes, a Água Milagrosa continuava a contribuir com 66,67% da linha alta. E, finalmente, da 3ª para a 4ª etapa, restaram 2 tourinhos de 2 criadores diferentes, e a participação genética da Água Milagrosa subiu para 100% !!!

Individualmente: o garrote Biógrafo de Tabapuã TABA R-4409, de propriedade e criação da Água Milagrosa não foi apenas o reprodutor melhor classificado, entre todas as raças participantes.

Biógrafo de Tabapuã venceu sozinho qualquer um dos outros 10 animais das raças Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã também aprovados para a 4ª etapa, conforme tabela abaixo:


Fonte: Relatório emitido por: ABCZ – Pecplan/ABS e FAZU em 19/06/2002

Água milagrosa: machos do Projeto TAB-57 desmamam com 290 kg

Animais fruto de cruzamento industrial de matrizes da raça Tabapuã com touros Aberdeen Angus e Blonde d’Aquitaine tiveram média de peso de desmama de 290,79 kg (machos) e 280,47 kg (fêmeas). Para a alimentação do rebanho, foi fornecido apenas água, pasto e suplemento mineral.

Os dados de pesagem da desmama, ocorrida em 15/05/2002, acabam de ser divulgados pela Bellman Nutrição Animal – empresa especializada em tecnologia de nutrição e patrocinadora do Projeto TAB-57. Estes dados foram auditados pela FAZU (FACULDADE DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DE UBERABA) e calculados pela ABCZ (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE ZEBU).

O TAB-57 é um projeto de performance em gado de corte, cuja primeira etapa ocorre entre 01/11/2000 e 15/06/2003. O trabalho é promovido pelas Fazendas Água Milagrosa (Tabapuã/SP) e Córrego da Santa Cecília (Uchôa/SP), com a colaboração da Fazenda Bethânia (Santa Fé do Sul/SP).

O TAB-57 tem como proposta apresentar dados consistentes de cruzamento industrial, avaliação de raças, ganho de peso, avaliação de carcaça, custos de produção por arroba e por área ocupada. A Bellman (São José do Rio Preto/SP) responde pela suplementação dos animais durante todo o projeto.

Fonte: Fazenda Água Milagrosa e Assessoria de Imprensa da Bellman Nutrição Animal, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.