Queda no preço do boi e aumento da informalidade com MP 183
5 de julho de 2004
Exportações de carnes atingem US$ 518 milhões em junho
7 de julho de 2004

Fazenda Ana Paula é vendida para grupo Votorantim

A Votorantim Celulose e Papel (VCP), que em abril anunciou a aquisição de 40 mil hectares de terras em 14 municípios da Metade Sul gaúcha para implantar uma base florestal na região, comprou no mês passado a Fazenda Ana Paula, localizada em Hulha Negra (RS), na fronteira com o Uruguai. A propriedade de 14,5 mil hectares é considerada uma referência na produção de carne bovina de qualidade e há dois anos retomou a venda de cortes especiais com marca própria com exclusividade para o Grupo Sonae. A idéia da indústria de celulose e papel é reflorestar a área com eucaliptos.

O administrador da Fazenda Ana Paula, Martim Luiz Teixeira da Luz, diz que um dos motivos da venda é a grande incidência de roubo de gado na propriedade, cercada de assentamentos. Luz, entretanto, não atribui o problema apenas aos sem-terra, que inclusive invadiram a fazenda há dois anos. “Todos sabem que existem quadrilhas organizadas de abigeato agindo nesta região”, diz Luz, também procurador do proprietário do complexo agropastoril, o empresário do ramo calçadista Ernesto Corrêa. Nenhuma das partes revela o valor do negócio.

Luz afirma que, apesar da venda, o contrato de fornecimento para o Sonae será mantido. “Hoje, apenas 15% da carne fornecida para o programa vem da propriedade”, explica. Os 85% restantes têm origem em cerca de 70 pecuaristas parceiros que seguem os padrões de produção, utilizando apenas raças britânicas super-precoces, com idade de abate entre oito e 18 meses, o que garante uma carne mais macia.

Além de repassar a genética para os produtores parceiros, a Ana Paula administra o cronograma de oferta para evitar sobrecarregar o mercado em uma mesma época. Em 2000, a Fazenda Ana Paula teve de interromper o projeto de colocar carnes selecionadas com marca própria por não dispor sozinha de matéria-prima suficiente para atender uma escala industrial. O plantel do complexo Ana Paula gira em torno de 14 mil cabeças, basicamente das raças Aberdeen Angus e Hereford.

O Sonae comercializa mensalmente cerca de 450 toneladas de carne da marca Fazenda Ana Paula, proveniente do abate de aproximadamente 2,5 mil animais. Segundo o gerente de Perecíveis do Sonae no Brasil, Idênio Belmonte, as vendas se resumem ao Rio Grande do Sul. A idéia inicial era levar a carne para Santa Catarina, Paraná e São Paulo, os outros estados onde o Sonae atua, mas o volume de oferta é suficiente apenas para atender a demanda do consumidor gaúcho. Belmonte confirma que a venda não afeta a continuidade do programa.

Quando anunciou que estava adquirindo 40 mil hectares na região, a VCP calculou o investimento de R$ 100 milhões. Na oportunidade, o diretor presidente da VCP, José Luciano Penido, disse que somente dentro de quatro ou cinco anos será definida a finalidade da produção, já que o corte do eucalipto ocorre em sete anos após o plantio. As hipóteses cogitadas são exportação de toras, cavacos ou ainda a construção de uma fábrica de celulose e papel.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Caio Cigana), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.