A Fazenda Aurora, uma das mais antigas selecionadoras da raça Caracu, recebeu neste mês uma visita técnica de 37 pecuaristas australianos. O responsável pela vinda do grupo ao Brasil foi o pecuarista argentino John Nelson. Segundo ele o grupo desejava conhecer rebanhos aptos aos trópicos. “Eles queriam ver Brahman, mas eu prefiro as raças Bos taurus, adaptadas ao clima e, por isso, quis que eles conhecessem o Caracu”, destaca.
“O que os deixou bastante empolgados foi o fato de o rebanho se adaptar bem ao clima dos trópicos, o que facilitaria muito a criação dos mesmos por lá, já que o clima é bastante parecido”, afirma a proprietária da fazenda Isabel Penteado. Outra qualidade observada pelos pecuaristas foi o fato de o touro ser ótimo para cruzas, cobrindo muitas vacas, o que permite diminuir ou até eliminar custos com inseminações artificiais.
O fazendeiro australiano Trent Radel ficou surpreso com o desempenho da raça e com as terras brasileiras. “A grande impressão que levaremos do Brasil é o potencial de terras férteis muito próximas à população das capitais. Na Austrália, as áreas produtoras estão distantes dos grandes centros”, ressalta.
A pecuarista informou que não foi fechado nenhum negócio na ocasião. “O intuito da visita era conhecer a raça, agora a possibilidade de fecharmos negócios futuros vai depender de nós divulgarmos nosso rebanho no Exterior”, afirma Isabel.
Fonte: Paulo Roberto Brino Mattus, da equipe BeefPoint