Com o objetivo de mostrar as propriedades rurais que produzem com responsabilidade, a equipe da revista Globo Rural percorreu, nos últimos dois meses, mais de 7.000 quilômetros, em quatro Estados, para apresentar as vencedoras do Prêmio Fazenda Sustentável.
Os quatro vitoriosos foram: a Fazenda Terra Boa, na categoria Bovinocultura de Corte; a Fazenda 3 Capões, na categoria Cultivos Anuais; a Fazenda Pântano, na categoria Cultivos Perenes e Semi-perenes; e a Fazenda Frigg Florestal, na categoria Silvicultura. São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, respectivamente. Em cada visita, a mesma certeza: o agronegócio brasileiro é sustentável.
Em cada uma dessas propriedades foi possível verificar como o cuidado com conservação do solo, nascentes de rios, bem-estar animal e valorização das pessoas intensificou os negócios, tornando-se fazendas com saúde financeira em dia e uma referência para todos os outros setores nas regiões onde estão localizadas.
Grande campeã do Prêmio Fazenda Sustentável, e que também levou a melhor na categoria Bovinocultura de Corte, a Fazenda Terra Boa vem fazendo um trabalho de preservação ambiental aliado ao desenvolvimento da pecuária desde a década de 1940, época em que a preocupação com o meio ambiente era raríssima.
Localizada em Guararapes (SP), a Terra Boa desenvolve pecuária sustentável desde 1948. O primeiro reconhecimento veio em 1958, com o troféu Campeã Conservacionista do Estado de São Paulo. Desde 1963, atua no aprimoramento genético do gado nelore e, mais recentemente, do brangus. Possui a ISO 14001, a GlobalGap de BPA e segue as BPAs da Embrapa.
Fonte: Revista Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.