McDonald’s atende pedidos de clientes e retorna os Novinhos Cheddar
31 de agosto de 2016
Mato Grosso precisa trabalhar mais acessos para sua carne, diz Abiec
31 de agosto de 2016

Fazenda inicia processo de integração lavoura e pecuária em Rio Crespo, RO

Uma fazenda localizada na LC-90 Km 01 de Rio Crespo, município localizado na região do Vale do Jamari de Rondônia, distante cerca de 200 quilômetros de Porto Velho, iniciou há um ano o processo de integração lavoura e pecuária e pretende ser modelo de sustentabilidade na região.

Gilberto Borgio assumiu a propriedade há três anos e passou a trabalhar com o gado no espaço que até então, era dominado pela agricultura. No último ano, Gilberto integrou outras três atividades na fazenda: as safras de soja, do milho e consorciada com a braquiária. O rebanho de mil cabeças divide o mesmo espaço das lavouras em cerca de mil hectares.

dsc0555Fazenda de Rio Crespo (Foto: Ana Claudia Ferreira/G1)

Em 2015, a colheita de soja foi de 40 sacas do grão. Este ano, o número já foi superado, a mais recente colheita alcançou 55 sacas, um aumento importante nos lucros da fazenda. A maneira sustentável de trabalho adotada na propriedade também reflete no tempo que os animais permanecem no pasto, cerca de 25% a menos do que em uma pastagem de extensão, pois os animais intercalam o mesmo espaço que as lavouras.

Essa é a primeira da região do Vale do Jamari a adotar o sistema de integração lavoura e pecuária, um projeto que já se tornou referência na adoção do sistema. O método utilizado na fazenda é acompanhado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rondônia.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.