Associação de criadores gaúchos de Zebu define jurado para Expointer
25 de julho de 2003
Venda de produtos básicos eleva exportação em julho
29 de julho de 2003

Fazenda Mariópolis avalia 120 tourinhos Caracu e Montana

Cento e vinte touros jovens das raças Caracu e Montana estão passando por um rigoroso teste de performance produtiva e reprodutiva na Fazenda Mariópolis, o maior projeto de seleção da raça Caracu no País, em Itapira/SP. O teste teve início em 6 de maio e se estenderá até 06 de outubro. Os animais com os melhores índices serão negociados no 3o Leilão Caracu Mariópolis, que está programado para o dia 26 de outubro na própria fazenda.

Durante 150 dias, os 104 tourinhos da raça Caracu e os 16 tourinhos da raça Montana com idade entre 07 e 09 meses serão avaliados para as características de crescimento (ganho de peso), circunferência escrotal (fertilidade), carcaça – escores visuais de conformação, precocidade e musculosidade -, aprumos, cascos e adaptabilidade. Esta última característica está relacionada à resistência dos animais às condições brasileiras, levando em consideração espessura do couro, infestação de carrapatos, tipo e comprimento do pêlo, freqüência respiratória e temperatura corporal.

O teste é acompanhado pelo Núcleo de Zootecnia e supervisionado pelo especialista internacional em raças adaptadas Danie Bosman (África do Sul). As avaliações são realizadas a pasto, com suplementação elaborada por Cláudio Haddad (Esalq/USP – Piracicaba/SP).

Maria Lúcia Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis, explica que o objetivo do teste de performance é identificar os animais de genética superior, para oferecer bovinos férteis, precoces, produtivos e adaptados, aptos a corresponderem às expectativas do mercado em termos de produção de carne. “Nós valorizamos os índices produtivos dos animais, pois é isso que interessa à pecuária moderna, que precisa de touros e matrizes jovens, testados a campo, e que vão, efetivamente, proporcionar retorno econômico ao investimento”, explica Maria Lúcia.

Novidade em 2003, o teste de performance da Fazenda Mariópolis, que está em sua terceira edição, foi aberto à participação de outros criadores, como Flávio Fioravante Júnior, presidente da Associação Brasileira da Raça Caracu, Luís Eduardo Pinto Lima, sócio-parceiro da Mariópolis, Sandra Alves Baumgarther, Agropecuária CFM, Fazenda da Grama e Fazenda da Barra – estes três últimos criadores de Montana.

Maria Lúcia de Abreu Pereira iniciou investimento na pecuária de corte em 1993. O sucesso com o Caracu a incentivou a investir em outras raças adaptadas: Bonsmara (2002) e Senepol (2003). O rebanho atual da Fazenda Mariópolis é composto por cerca de 1.000 animais. Todos eles são rastreados pela Allflex do Brasil, empresa líder em sistemas de identificação, e certificados pela OIA Brasil. A fazenda também é projeto piloto da Allflex para testar o Sistema FarmExpress de coleta eletrônica de dados para rastreabilidade e gestão pecuária.

Informações adicionais sobre a genética Mariópolis podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Mariópolis

Os comentários estão encerrados.