Síntese Agropecuária BM&F – 20/03/03
20 de março de 2003
Iagro interdita frigoríficos e propriedades no MS
24 de março de 2003

Fazenda Mariópolis “exporta” seu gado Caracu para o Nordeste

A Fazenda Mariópolis (Itapira-SP), maior projeto de seleção do gado Caracu no País, está estimulando potenciais investidores na raça. O exemplo mais recente é a Fazenda Engenho da Ponta, localizada no Recôncavo Baiano, que está formando seu plantel com animais adquiridos da Mariópolis – 32 cabeças (10 reprodutores e 22 matrizes) já seguiram para a Bahia. Segundo Maria Lúcia Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis, a Fazenda Engenho da Ponta seguirá a filosofia da Mariópolis para formação do rebanho: os animais serão criados exclusivamente a pasto, passarão por um rígido programa de melhoramento genético e serão devidamente rastreados e certificados.

A Fazenda Engenho da Ponta, que já cria gado Nelore, escolheu a raça Caracu após conhecer o trabalho da Fazenda Mariópolis durante dia de campo realizado em agosto de 2002. Soma-se a isso o fato de as duas fazendas apresentarem as mesmas condições topográficas, além das próprias características positivas da raça Caracu: fertilidade, precocidade, fácil adaptabilidade e carne de excelente qualidade dos produtos cruzados.

Para Leonardo Souza, um dos responsáveis pelas avaliações genéticas da Mariópolis, a Fazenda Engenho da Ponta, além do rebanho de Caracu puro, fará também cruzamento industrial Caracu-Nelore. A seleção genética seguirá o modelo do teste de performance produtiva e reprodutiva da Fazenda Mariópolis, que avalia as características genéticas e funcionais dos animais, como resistência ao calor. O teste é coordenado pelo Núcleo de Zootecnia em conjunto com o consultor sul-africano Danie Bosman e o programa nutricional do rebanho é coordenado pelo prof. Cláudio Haddad, da ESALQ/USP (Piracicaba/SP).

“O fato de a Fazenda Engenho da Ponta iniciar sua criação de Caracu após conhecer o nosso trabalho é muito gratificante. Nós investimos pesado na raça há quase uma década e procuramos abastecer o mercado com produtos de qualidade, principalmente àqueles criadores que fazem cruzamento industrial. Agora, com a Engenho da Ponta, iniciamos o fomento da raça Caracu nas regiões Nordeste e Norte”, ressalta Maria Lúcia.

Mais informações sobre a Fazenda Mariópolis podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Mariópolis

Os comentários estão encerrados.