A Fazenda Mariópolis (Itapira, SP), maior projeto de seleção da raça Caracu no País, demonstrará na Agrishow (no auditório da Tortuga), que acontece de 28 de abril a 03 de maio, em Ribeirão Preto (SP), as vantagens de se criar raças bovinas adaptadas às condições tropicais e, portanto, altamente resistentes ao clima brasileiro, garantindo elevada fertilidade sexual e produtividade. O trabalho será coordenado pelo zootecnista Alessandro de Caprio.
A Mariópolis, já seleciona Caracu há uma década e também está se especializando na criação e seleção das raças Bonsmara e Senepol. O Caracu é uma raça proveniente da Península Ibérica, mas está no Brasil desde a época dos primeiros colonizadores. É totalmente adaptada às condições brasileiras. O Bonsmara é de origem sul-africana e o Senepol é originária do Caribe. Ambas são adaptadas aos climas tropical e subtropical, assim como o Caracu.
As três raças criadas pela Fazenda Mariópolis são rústicas, férteis, precoces, de porte médio, com boa qualidade de carne, ótima conversão alimentar, cascos fortes e bons aprumos, bom acabamento de carcaça e resistentes à incidência de ectoparasitas. Caracu, Bonsmara e Senepol são, assim, raças bovinas excelentes para o cruzamento industrial (produção de carne).
O rebanho atual da fazenda é de 1.000 cabeças, sendo que todos os animais são rastreados eletronicamente pela Allflex e certificados pela OIA Brasil. Todos os animais são alimentados exclusivamente a pasto e suplementados pelo Programa Boi Verde da Tortuga. O processo de seleção das novas raças incorporadas pela fazenda será igualmente profissional e medido por resultados.
Para apreciação do público presente à Agrishow, a Mariópolis levará quatro touros jovens da raça Caracu. A propriedade estará presente na área de fenação e pastagem, no estande da Tortuga.
Informações adicionais sobre a Fazenda Mariópolis podem ser obtidas através do formulário abaixo
Fonte: Assessoria de imprensa da fazenda Mariópolis