Análise Semanal – 11/05/2005
11 de maio de 2005
EUA temem agroterrorismo; aftosa é maior ameaça
13 de maio de 2005

Fazenda Mariópolis sedia aula da ESALQ/USP

Pela terceira vez, a Fazenda Mariópolis (Itapira, SP), projeto de seleção das raças adaptadas Bonsmara, Caracu e Senepol, será a sala de aula para 40 alunos do último ano do curso de Agronomia da Universidade de São Paulo. A aula, programada para 13 de maio (sexta-feira), a partir das 9 horas, será ministrada pelo profº Cláudio Haddad, responsável pela disciplina “Bovinocultura de Corte”, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), campus Piracicaba (SP).

Para ministrar a aula, Cláudio Haddad contará com o apoio dos técnicos de campo da Allflex do Brasil, responsável pela rastreabilidade do rebanho da Fazenda Mariópolis; do Núcleo de Zootecnia, que responde pelas avaliações genéticas dos animais, e do Programa Boi Verde da Tortuga, responsável pela suplementação mineral do plantel.

Os alunos poderão acompanhar, na prática, atividades eficientes de manejo de pastagens e do rebanho, a rastreabilidade, o melhoramento genético dos bovinos de corte, e, ainda, a importância da nutrição para obtenção de animais de genética superior. “A Fazenda Mariópolis possui um rigoroso programa de melhoramento genético e utiliza importantes ferramentas para obter animais de genética superior”, afirma Cláudio Haddad.

O foco do projeto da Fazenda Mariópolis é o fornecimento de genética de excelência para melhoramento do rebanho PO, composição de raças sintéticas e cruzamento industrial. O rebanho atual é de mais de 1.000 cabeças e o programa de melhoramento genético avalia rigorosamente as qualidades produtivas e reprodutivas dos animais, cujos melhores são vendidos em leilão ou encaminhados a centrais de inseminação.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Mirandópolis

Os comentários estão encerrados.