Na quarta-feira, dia 19, das 09h às 17h, a Fazenda Mariópolis (Itapira, SP), o maior projeto de seleção de bovinos da raça Caracu do País, será a “sala de aula” de uma turma de 80 alunos do 3o ano do curso de medicina veterinária da Universidade de São Paulo, campus Pirassununga. A aula é inaugural da disciplina “Melhoramento Animal” e será ministrada pelos geneticistas da fazenda, Alessandro de Caprio e Leonardo Souza, com intervenções da professora da USP, Dra. Maria de Fátima.
Segundo a especialista da USP, a instituição escolheu a Fazenda Mariópolis para aula inaugural da turma de medicina veterinária devido ao sucesso do programa de melhoramento genético que a propriedade desenvolveu para a raça Caracu, que utiliza, além da monta natural, as mais modernas técnicas, como inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro.
Serão abordados conhecimentos gerais de melhoramento genético em bovinos de corte, tais como as vantagens, importância econômica, diferenças entre herdabilidade e repetibilidade, seleção genética, seleção para performance, sistemas de acasalamento, heterose, tipos de cruzamentos e o uso da inseminação artificial.
“Para nós, é uma experiência muito interessante. É a primeira vez que uma instituição do porte da Universidade de São Paulo nos faz um convite desses”, ressalta Maria Lúcia Abreu Pereira, proprietária da Fazenda Mariópolis.
Informações adicionais sobre a genética Mariópolis podem ser obtidas através do formulário abaixo. Por favor especifique as informações que deseja obter.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Mariópolis