Mercados Futuros – 02/05/08
2 de maio de 2008
SIF: abate de bovinos em estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal
6 de maio de 2008

Fazenda Nossa Senhora vence Circuito Boi Verde em Nova Andradina/MS

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças realizou na unidade do Independência Alimentos, em Nova Andradina (MS), dia 17 de abril, a primeira etapa do ano. No total foram 9 pecuaristas e 10 lotes com 576 animais inscritos.

A primeira etapa do campeonato deste ano avaliou mais de 500 animais e realizou também a primeira avaliação de carcaças com pais conhecidos

O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças realizou na unidade do Independência Alimentos, em Nova Andradina (MS), dia 17 de abril, a primeira etapa do ano. No total foram 9 pecuaristas e 10 lotes com 576 animais inscritos.

O lote vencedor foi da Fazenda Nossa Senhora das Graças, localizada em Caarapó (MS), pertencente ao pecuarista André Bartocci. Participante desde o início do Circuito Boi Verde, Bartocci já foi campeão duas vezes no campeonato nacional, em 2004 e 2007. “Dizem que eu preparo um lote para participar da competição, mas na verdade eu só separo. Tenho uma equipe que me ajuda muito e que se envolve 100% no Circuito Boi Verde”, afirmou. O pecuarista destacou ainda sobre a importância do nelore natural. “Entre os animais de uso comercial como suínos, frangos e até mesmo outras raças bovinas confinadas, o nelore criado a pasto é o único que vive em seu habitat natural e que menos necessita de remédios e produtos químicos. É o animal dos quatro “S”, sal, sol, sobra de pasto e sossego”.

Bartocci é formado em direito e está há 18 anos na pecuária, seu sistema de produção é voltado apenas para recria e engorda. “Acredito na especialização de cada etapa do processo. Num futuro próximo a busca pela qualidade vai exigir que os pecuaristas foquem o seu trabalho e especializem-se ou só na cria ou só na engorda. Estou sempre procurando bons criadores e compro somente bezerros ainda mamando e dessa forma consigo obter um ótimo resultado”, ressaltou.

A Fazenda Santa Virgínia, do grupo NPP Agropecuária, localizada em Santa Rita do Pardo, ficou com o segundo lugar na etapa. Para o superintendente da propriedade, Valentim Maier, a disputa foi acirrada. “Vamos participar também da próxima etapa em Bataguassú e desta vez o primeiro lugar será uma honra”, destacou com entusiasmo. O grupo NPP Agropecuária foi o campeão nacional em 2006.

A próxima etapa está programada para o dia 13 de maio, em Bataguassú (MS), na unidade do Grupo Marfrig.

Circuito Boi Verde Genética

A etapa de Nova Andradina realizou, simultaneamente, a primeira avaliação do Circuito Boi Verde Genética que reuniu dois lotes da Fazenda Santa Virgínia, um lote da Fazenda Segredo e um lote da Fazenda Dois Irmãos, ambas localizadas em Bataguassú.

Maier, da Fazenda Santa Virgínia, sinalizou que o criador deve ter consciência da importância desse tipo de trabalho para obter um rebanho com qualidade.

O professor da USP Pirassununga, José Bento Sterman Ferraz, acompanhou a avaliação e contou que os lotes apresentados foram excepcionais. “Se o Brasil tivesse esse padrão de lotes para abate teríamos a melhor carne do mundo”.

Com regulamento próprio o Circuito Boi Verde Genética funcionou atrelado ao atual campeonato, porém sem o caráter competitivo entre os participantes. A intenção é por meio das avaliações de animais filhos de touros conhecidos, obter e acumular informações sobre as características de carcaças da progênie de reprodutores. Futuramente essas informações serão utilizadas na seleção ou escolha da genética em rebanhos comerciais.

O Circuito Boi Verde tem o patrocínio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de comunicação da ACNB (ContatoCom > Comunicação Integrada)


Os comentários estão encerrados.