Em três operações realizadas no inicio deste ano, as Fazendas Sant’Anna refinaram a genética de seu rebanho Brahman, trazendo embriões dos EUA e sêmen australiano. “O objetivo é incorporar genética de animais adaptados, rústicos e produtivos”, diz Jovelino Mineiro, proprietário da Sant’Anna.
Do Rancho Hudgins (EUA), a Sant’Anna adquiriu 450 embriões das melhores doadoras do plantel. São filhas de Liberty, Sarasota, Datapack, Alexo, Minor, Prescot, Charley Jazz, Sage e Madison, acasaladas com os touros Mr. Alton Manso (Liberty x Suva Crata 450), MR V8 189/4 e JDH Karu Manso 800. Todos os acasalamentos foram feitos com base no Genestar. Utilizando testes de DNA, o Genestar busca animais superiores em qualidade de carne (maciez e marmoreio).
Do Rancho Hudson Cattle Corporation (EUA), a Sant’Anna trouxe 150 embriões das melhores doadoras, filhas de V8 779/4,V8 640/4, V8 33/5 e V8 202/3. Foram acasaladas com JDH Atari Manso, BNA Double Take, V8 901, Dream Boy 100 Picasso, entre outros.
O trabalho de seleção das Fazendas Sant’Anna também utiliza sêmen australiano de importantes criatórios, como Lancefield e Elrose. A seleção foi rigorosa objetivando trazer sêmen dos melhores indivíduos.
A seleção do Brahman da Sant’Anna foi iniciada em 1999 com a importação de animais do Paraguai e a utilização de genética norte-americana. Grandes raçadores contribuíram para o sucesso do programa: Datapack, 1808, JDH Remington Manso, La Esperanza 1083, 2274. A aquisição do Plantel La Esperanza, do Paraguai, com mais de 60 anos de seleção, permitiu a obtenção de animais de elevada produtividade e adaptados ao clima tropical .
Raça base para a formação dos sintéticos, o Nelore é essencial para a produção do Brahman por absorção. Os garrotes são preparados para trabalhar na estação de monta e as fêmeas meio-sangue produzem o LA de segunda geração. “Buscamos um Brahman funcional, adequado à criação extensiva e adaptado a condições adversas”, diz Jovelino Mineiro, proprietário das Fazendas Sant’Anna.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Sant’Anna