Síntese Agropecuária BM&F – 14/08/03
14 de agosto de 2003
Cidade catarinense registra foco de raiva bovina
18 de agosto de 2003

Fazenda SantAnna vende Brangus em Campo Grande e Presidente Venceslau

A Fazenda Sant´Anna, de Rancharia (SP), realiza dois leilões este mês. No dia 26 de agosto, em Campo Grande (MS), em conjunto com a Fazenda Santa Eliza, leva à pista 800 fêmeas Brangus prenhas e 500 bezerros (machos e fêmeas) no Leilão Brangus Pioneiro. O remate, que começa às 20h, será transmitido pelo Canal do Boi. No dia 28, oferta 50 touros Brangus 3/8 no recinto de leilões da Faive (Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau, no interior paulista.

Desde 1980, a Fazenda Sant’Anna se dedica à criação das raças Nelore, Brangus e Bradford. Mais recentemente, introduziu também o Brahman. “Nosso objetivo é oferecer ao mercado animais de elite e também touros e ventres a campo, com avaliação genética, exame andrológico e aptos a produzir novilhos com carcaça superior”, diz Jovelino Mineiro, proprietário da fazenda.

Em 1995, a Sant’Anna iniciou o Programa de Melhoramento Genético das Raças Brangus e Bradford, com o objetivo de ampliar o universo de escolha do criador brasileiro, aumentando sua produtividade e a qualidade genética de seu rebanho.

Planejamento e avaliação são as principais ferramentas do programa, que busca oferecer produtos de excelência genética a preços comerciais. Para alcançar essa meta, o PMG-BB se propõe a organizar uma estrutura eficaz de coleta de dados, estabelecer os objetivos de seleção e identificar os reprodutores que serão utilizados na próxima geração.

O programa é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e já abrange 12 fazendas. Por meio da avaliação genética, são identificados os melhores touros, que recebem os Certificados Especiais de Identificação e Produção (CEIP). As avaliações genéticas são realizadas pelo Departamento de Melhoramento Genético e Nutrição Animal da Unesp-Botucatu.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fazenda Sant’Anna

Os comentários estão encerrados.