Durante a reunião entre as associações na Expoinel, foi consolidado também que a ABCZ iniciaria, já este mês, auditorias nas fazendas criadoras de zebuínos submetidas ao registro genealógico de raças da associação. Os auditores da Price Waterhouse Coopers passaram por treinamento para verificar, nas fazendas, toda a documentação referente aos animais registrados na associação. "A idéia é verificar se os dados registrados na caderneta de campo conferem com os dados enviados à ABCZ", diz o superintendente-técnico Luiz Antonio Josahkian.
Durante a reunião entre as associações na Expoinel, foi consolidado também que a ABCZ iniciaria, já este mês, auditorias nas fazendas criadoras de zebuínos submetidas ao registro genealógico de raças da associação. Os auditores da Price Waterhouse Coopers passaram por treinamento para verificar, nas fazendas, toda a documentação referente aos animais registrados na associação. “A idéia é verificar se os dados registrados na caderneta de campo conferem com os dados enviados à ABCZ”, diz o superintendente-técnico Luiz Antonio Josahkian.
A auditoria começará, segundo o presidente da ACNB, Vilemondes Garcia, pelas propriedades dos principais criadores e expositores dos 20 primeiros animais dos rankings das raças zebuínas.
“Não há nenhuma desconfiança”, faz questão de frisar Garcia. “O que se procura é trazer para esses rankings informações da maior visibilidade possível”, acentua. “A auditoria não é direcionada a nenhum criador específico; queremos apenas ter a certeza de que as informações enviadas à ABCZ estão dentro dos padrões exigidos”, diz Garcia.
Ainda segundo Josahkian, a pecuária de corte é um setor que cresceu muito e exige, por isso, cada vez mais transparência. “Tanto a questão das regras para os jurados quanto a da auditoria é dar mais transparência às exposições, julgamentos e leilões”, diz. “Embora estejamos começando pelos melhores animais em pista, nada impede que a auditoria não vá a outras propriedades.”
Os treinamentos foram fechados na semana passada e até o fim de outubro os auditores começarão as visitas. Segundo Josahkian, as propriedades a serem auditadas serão previamente avisadas.
Fonte: O Estado de S. Paulo / Agrícola