A epidemia de febre aftosa no Reino Unido está, aparentemente, reduzindo. Os testes iniciais realizados nos casos suspeitos no norte da Inglaterra apresentaram resultados negativos, aumentando a possibilidade de que a epidemia esteja mesmo chegando ao final, com a região permanecendo sem casos durante 2 semanas.
Segundo um porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação a Assuntos Rurais do Reino Unido, 100 ovinos de uma propriedade de Cumbria foram sacrificados com suspeita de terem contraído a doença.
Nenhum novo caso de febre aftosa foi reportado no Reino Unido desde 30 de setembro. Desta forma, o ministro da Agricultura, Elliot Morley, está demonstrando bastante otimismo sobre a possibilidade da doença estar sob controle na região.
Veterinários do governo britânico confirmaram que mais de 2 mil casos de febre aftosa foram registrados desde o aparecimento do primeiro caso suspeito, em fevereiro deste ano, o que levou ao sacrifício de mais de 4 milhões de animais, entre bovinos, ovinos e suínos.
Fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint