Ontem (12), mais uma federação de agricultura brasileira aderiu ao Sistema Integrado de Rastreabilidade Bovina (Sirb). O contrato de parceria foi formalizado em Belém, entre a Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa) e a Planejar, empresa que desenvolveu o Sirb em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).
Para o presidente da Faepa e também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Carlos Xavier, a partir do contrato, o Sirb passará a ser recomendado aos pecuaristas ligados aos 119 sindicatos rurais espalhados por 122 municípios paraenses.
A implantação de processo de rastreabilidade permitirá que o Pará sonhe com a exportação de carne para estados livres da febre aftosa e, no futuro, até para o exterior. “Não há registro da doença há três anos e somos classificados como risco médio. Esperamos alcançar o baixo risco ainda este ano, o que nos permitirá mandar animais e carne para o Brasil Central, o Sudeste e o Sul”, disse Xavier.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint