A 4a edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), de 3 a 7 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), reunirá 2.800 cabeças de gado, terá 23 leilões e exposições nacionais de várias raças bovinas. O grande destaque da mostra é o Congresso Internacional Feicorte, que contará, no painel Mercosul, com a participação de representantes do Bloco da Carne, formado pela Argentina, Uruguai e Paraguai, criado para fortalecer as ações dos países da América do Sul no mercado externo.
A idéia é fornecer subsídios às empresas que atuam no mercado interno e aos exportadores de carne. Para isso, enviados especiais da França, da Alemanha e do Canadá enfocarão rastreabilidade e mercado. Norris Sheppard, do Canadian Beef Breeds Council, por exemplo, falará sobre o mercado canadense de carne, identificação e segurança alimentar, e Pierre Del Porto, da França, abordará genética e rastreabilidade no seu país. Já Fernando Mattos, da Associação Rural do Uruguai, destacará o papel do bloco nas negociações internacionais. Michel Alaby, da Câmara Árabe Brasileira, vai mostrar como exportar para os países árabes.
Haverá ainda painéis sobre melhoramento genético, cruzamento industrial, pastagem e investimentos na pecuária. Segundo o consultor internacional Francisco Vila, que será um dos palestrantes, o objetivo é atrair investidores não pecuaristas para o setor. Para tanto, ele contará com um representante da BM&F, que esclarecerá sobre hedge de risco e contratos futuros, tanto para a carne como para a reposição de bezerros.
Mundo da Carne
A Associação Brasileira dos Criadores de Limousin (ABCL) e a Associação Paulista de criadores da raça apresentarão o Mundo da Carne, um espaço para esclarecer o público sobre o assunto. “Aqueles que visitarem o local irão conhecer os elos da cadeia produtiva, desde o sêmen até o momento em que a carne está no prato do consumidor”, disse o presidente da Associação Paulista, José Franklin Véras Viégas.
Outra novidade do limousin na Feicorte será o lançamento do Prêmio Pioneiro Serafim Meneghel, dia 3 de junho, sobre o tema “Observações diretas sobre o julgamento do bovino limousin”, aberto a estudantes de medicina veterinária, zootecnia ou agronomia. As inscrições poderão ser feitas no local ou encaminhadas à ABCL, até o dia 15 de junho.
Raças
Durante a Feicorte, a raça brangus estará presente com 310 exemplares para participar da nacional da raça, organizada pelo Núcleo Paulista de Brangus. “Resolvemos mudar a data e participar da Feicorte, que é uma das mais importantes mostras do calendário pecuário brasileiro”, disse o presidente do núcleo, Washington Umberto Cinel.
Com 200 animais, o angus estará na Feicorte durante a 3a Exposição Nacional da Raça Angus, dias 6 e 7, numa promoção da Associação Brasileira de Angus (ABA) e realização do Núcleo Paulista da Raça Angus. Segundo os organizadores, a programação levará informação técnica aos criadores e aprofundará a discussão sobre a qualidade da carne angus.
Outros destaques da Feicorte são o 7o Simpósio Paulista de Buiatria e o 3o Seminário da Cadeia Produtiva da Carne, dias 5 e 6 de junho.
Fonte: O Estado de São Paulo/Suplemento Agrícola, adaptado por Equipe BeefPoint