Projeto Saúde Brasil apresenta Evento Carne em São Carlos
14 de outubro de 2003
Indústria de carne bovina dos EUA usa um veículo único para atingir produtores e consumidores
16 de outubro de 2003

Feira do couro no RS atrela o produto à moda

A quarta edição da Courovisão pretende ser um marco de moda na estratégia das indústrias de componentes. A Feira Internacional de Couros Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados e Artefatos, que começa hoje e vai até 17 de outubro, no Parque de Exposições da Fenac, em Novo Hamburgo, RS, reunirá pequenos artesãos, grandes indústrias e estilistas nacionais.

A Courovisão 2004 apresenta as tendências e lançamentos do setor de matérias-primas de calçados para as estações outono-inverno do próximo ano.

Hoje, às 18 horas, nos pavilhões da Fenac, acontece o segundo encontro dos prefeitos de municípios com perfil calçadista. São esperados representantes de 47 cidades. A idéia é propor a efetivação da Associação Gaúcha dos Municípios Coureiro-calçadistas, assinalou o presidente da Fenac, Júlio Seidl.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Milton Killing, o setor, que antes trabalhava a competitividade, hoje tem preocupação em colocar no mercado doméstico e internacional a moda brasileira. “Esta feira será um diferencial de tudo o que já se fez. Vamos colocar o setor coureiro-calçadista na moda e design”, afirmou.

O presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AicSul), Cezar Müller, concordou. “Precisamos exportar o couro com maior valor agregado e isso se faz mostrando moda, o que temos de melhor no Brasil”.

A expectativa de exportações de couro acabado é de um aumento de 60% este ano, contra a expansão geral de 15%. Esta performance nas vendas é resultado do trabalho de prospecção das indústrias de curtumes, em função da baixa das vendas no mercado interno.

Fonte: Jornal do Comércio/RS (por Karen Viscardi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.