UE ampliou zona de restrição às importações de carne argentina
15 de outubro de 2003
Carne Pampa volta ao mercado brasileiro
15 de outubro de 2003

Feira do couro no RS atrela o produto à moda

A quarta edição da Courovisão pretende ser um marco de moda na estratégia das indústrias de componentes. A Feira Internacional de Couros Químicos, Componentes e Acessórios para Calçados e Artefatos, que começa hoje e vai até 17 de outubro, no Parque de Exposições da Fenac, em Novo Hamburgo, RS, reunirá pequenos artesãos, grandes indústrias e estilistas nacionais.

A Courovisão 2004 apresenta as tendências e lançamentos do setor de matérias-primas de calçados para as estações outono-inverno do próximo ano.

Hoje, às 18 horas, nos pavilhões da Fenac, acontece o segundo encontro dos prefeitos de municípios com perfil calçadista. São esperados representantes de 47 cidades. A idéia é propor a efetivação da Associação Gaúcha dos Municípios Coureiro-calçadistas, assinalou o presidente da Fenac, Júlio Seidl.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Milton Killing, o setor, que antes trabalhava a competitividade, hoje tem preocupação em colocar no mercado doméstico e internacional a moda brasileira. “Esta feira será um diferencial de tudo o que já se fez. Vamos colocar o setor coureiro-calçadista na moda e design”, afirmou.

O presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AicSul), Cezar Müller, concordou. “Precisamos exportar o couro com maior valor agregado e isso se faz mostrando moda, o que temos de melhor no Brasil”.

A expectativa de exportações de couro acabado é de um aumento de 60% este ano, contra a expansão geral de 15%. Esta performance nas vendas é resultado do trabalho de prospecção das indústrias de curtumes, em função da baixa das vendas no mercado interno.

Fonte: Jornal do Comércio/RS (por Karen Viscardi), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.