Montana Premium Beef amplia negócio de carnes
4 de novembro de 2002
Campanha antiaftosa é lançada hoje em Goiás
6 de novembro de 2002

Fenagro 2002 começa dia 23 de novembro

Todas as argolas para exposição de bovinos e espaços comerciais já foram vendidos para a 15a Festa Internacional da Agropecuária (Fenagro 2002), que acontece entre os dias 23 e 29 de novembro e vai homenagear este ano a raça Guzerá. A expectativa é de que os 25 leilões e a participação das delegações do Uruguai, Bélgica, África do Sul, Nova Zelândia, El Salvador e Honduras deverão atraiam um público estimado em mais de 800 mil pessoas. A feira foi oficialmente internacionalizada no ano passado e tem assistido a um aumento progressivo da participação do setor agroindustrial.

A 15a Fenagro deve superar a movimentação financeira do ano passado (R$ 30 milhões), conforme estimativa da Associação Baiana de Criadores (Abac). Mais de seis mil animais estarão em exposição, utilizando a capacidade física total do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Isso significa que as 650 baias para cavalos, 1.500 argolas para bovinos, os boxes para caprinos e a área dos pequenos animais serão totalmente utilizadas.

Os pequenos empresários do estado também garantiram seu espaço na Fenagro através da Vila do Agronegócio, uma iniciativa conjunta da Seagri e Secretaria de Indústria e Comércio onde estão reunidas cerca de 50 agroindústrias baianas.

A Diretoria de Desenvolvimento Florestal da Seagri (DDF) vai distribuir 30 mil mudas de essências florestais como pau-brasil, mogno e cedro, durante a Fenagro 2002.

Já a Diretoria de Pecuária desenvolverá atividades junto aos alunos das redes estadual e municipal de ensino no Parque de Exposições de Salvador com o Projeto Empreendedor Rural do Futuro. Durante as visitas, que acontecerão de 25 a 29 de novembro os estudantes ouvirão dos técnicos da Seagri explicações sobre a fauna e a flora, a diferença entre animais de corte, leiteiro e de passeio.

Através das mini palestras, os alunos obterão informações sobre as diversas campanhas trabalhadas ao longo do ano, como a “Beba Leite com Qualidade”. Em cada estande visitado, os alunos receberão orientações sobre agropecuária e fabricação de alimentos. Tem também a Casa do Mel, onde as crianças terão oportunidade de acompanhar toda a dinâmica do processamento do mel e todo o trabalho de diversificação e verticalização da produção como forma de agregar valor ao produto. Para os mais curiosos a ordenha das vacas é a novidade, já que chama a atenção dos alunos que querem ver tudo de perto.

O Programa Novilho Precoce será apresentado aos alunos, assim como os frigoríficos do estado, que vão promover exposição de cortes selecionados de carne e mostrar todo o processo de modernização do abate da carne baiana. Diversas empresas convidadas pela Seagri também participam das atividades, distribuindo brindes para a criançada.

Uma das novidades trazidas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, será um painel dinâmico apresentando três grandes projetos da agência.

O primeiro vai mostrar os índices de cobertura vacinal em todo o estado desde 1999, a abertura de novos mercados e outras vantagens alcançadas com a certificação internacional de febre aftosa.

O segundo painel apresentará o Programa de Controle de Moscas-das-frutas, enfatizando o sistema “aproach” do mamão, área plantada e packing house, além dos resultados alcançados na agricultura baiana.

Outra novidade é a apresentação do “Haccp” (Análise de Riscos e Pontos Críticos), que consiste em medidas preventivas para evitar a contaminação dos alimentos que chegam às mãos do consumidor, desde o manejo até o momento em que os produtos chegam ás prateleiras dos supermercados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fenagro 2002 (por Ivana Ramacioti)

Os comentários estão encerrados.